KLARA MARIA SCHENKEL
Orientador(a): Sírio Possenti
Mestrado em Linguística - 2003
Nro. chamada: T/UNICAMP - Sch27d
Resumo: A partir da análise de "respostas surpreendentes" a questões de Língua Portuguesa da segunda fase do vestibular UNICAMP - através das quais vieram à tona discursos relacionados à sexualidade em contextos aparentemente não autorizados - este trabalho tem por objetivo compreender os procedimentos de leitura que permitiram surgir "estes enunciados e não outros em seu lugar". A abordagem deste corpus se dá via a vertente francesa de Análise do Discurso, prestando particular atenção não apenas ao "sujeito que diz", mas principalmente ao "sujeito que lê". Para tanto, num primeiro momento, a intenção é montar um painel sobre teorias que, grosso modo, elucidam alguns aspectos do mecanismo das relações associativas, as quais são fundamentais para o próprio ato de interpretar textos. Tais associações revelam o espaço interdiscursivo no qual os "vestibulandos" - em sua maioria adolescentes, egressos do atual ensino médio brasileiro - estão inseridos e, portanto, apontam para a relação intrínseca entre "leitura" e "condições de produção".