MARIA JOSE AGOSTINHO
Orientador(a): Carmen Zink Bolognini
Mestrado em Linguística Aplicada - 2004
Nro. chamada: T/UNICAMP - Ag75n
Resumo: A proposta deste trabalho é fazer uma análise de um enunciado em inglês, proferido por duas adolescentes (11 anos de idade), aprendizes de inglês como L.E. Essa análise se dará no quadro teórico da análise de Discurso e da psicanálise freudiana. O quadro teórico da Análise de Discurso nos possibilita partir da premissa de um sujeito descentrado, cujo dizer tem mais de um significado. O quadro teórico da psicanálise freudiana nos possibilita olhar mais perto esse sujeito, investigar mais detalhadamente sua condição de descentralização e ver o movimento caleidoscópico de seu dizer, revelando seu caráter polissêmico. Visto assim, o enunciado das aprendizes revela a riqueza de um dizer e traz a tona a grandeza da dimensão psíquica do processo de ensino aprendizado de uma L.E., que não pode ser explicado apenas pelo viés da abordagem, da metodologia e dos processos cognitivo e sócio-interacionista, famosos na literatura da linguística aplicada ao ensino de línguas e, principalmente, nas escolas de língua estrangeira.