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Dissertações e Teses – Detalhe

Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp

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POESIA COMO FORMA DE (SE) DIZER: REPRESENTACOES EM LIVROS...

TELMA RUBIANE RODRIGUES

Orientador(a): Maria José Rodrigues Faria Coracini

Mestrado em Linguística Aplicada - 2004

Nro. chamada: T/UNICAMP - R618p


Resumo: Esta dissertação, que se insere no projeto de pesquisa "Interdiscurso e Identidade", coordenado pela Profa. Dra. Maria José R. Faria Coracini, tem por objetivo principal problematizar as representações de poesia que subjazem às atividades e textos encontrados nos livros didáticos adotados em uma escola pública do ensino fundamental do Estado de São Paulo (5a a 8a série) e concepções coletadas em entrevistas realizadas com adolescentes estudantes das respectivas séries na mesma escola, bem como com sujeitos não escolarizados. Pretendeu-se, a partir do cruzamento da análise dos livros didáticos, que nos forneceu uma concepção de poesia que pode ser vista como a concepção escolar, com as informações obtidas através das entrevistas, defender a hipótese de que o discurso escolar, representado pelo livro didático, está tão imbricado aos outros discursos que circulam na sociedade, que se faz inevitavelmente presente nos discursos de escolarizados e de não-escolarizados. No decorrer do trabalho, contudo, percebemos que, embora as falas dos sujeitos sejam atravessadas pelo discurso escolar, é o conjunto de vivências que organizam a identidade do sujeito, recuperado pela memória através do discurso, que serve de fundo para essas representações, pois foi principalmente sobre esse conjunto que as declarações se sustentaram.

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