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Dissertações e Teses – Detalhe

Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp

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ESCRITA NO VESTIBULAR: QUANDO O SUJEITO (DES) APARECE *

CRISTIANE CARVALHO DE PAULA BRITO

Orientador(a): Maria Augusta Bastos de Mattos

Mestrado em Linguística Aplicada - 2004

Nro. chamada: T/UNICAMP - B777e


Resumo: Este trabalho, fundamentado no dialogismo bakhtiniano e nos referenciais teóricos da Análise do Discurso, de linha francesa, tem o objetivo de analisar dissertações de candidatos ao Vestibular da Unicamp (1999), a fim de evidenciar como a subjetividade se constitui ao longo do texto. A subjetividade nas redações será analisada por meio de três categorias: 1. posicionamento - que nos permitirá evidenciar os recursos utilizados pelo sujeito ao se posicionar em relação ao tema (ou questões com este envolvidas) proposto para a dissertação; 2. retextualização - em que evidenciaremos os recursos utilizados pelo sujeito ao se relacionar com os trechos de textos apresentados na prova; e 3. estilo - que investigará o trabalho do sujeito com os aspectos meramente lingüísticos. Por fim, pode-se dizer que esta pesquisa pretende, de forma mais ampla, problematizar o ensino de escrita na escola, a partir de uma visão que considera a multiplicidade dos sentidos como fundamental em qualquer trabalho com a linguagem.

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