MARIANGELA FLORIANO DIAS
Orientador(a): Maria José Rodrigues Faria Coracini
Mestrado em Linguística Aplicada - 2004
Nro. chamada: T/UNICAMP - D543L
Resumo: Esta dissertação resulta de uma investigação a respeito do funcionamento do discurso da globalização no interior do Livro Didático de Espanhol como Língua Estrangeira, tomando como corpus para análise um material didático muito utilizado em escolas particulares e públicas intitulado Planet@. Partimos da hipótese de que, embora o discurso pedagógico queira resistir aos efeitos ideológicos do discurso da globalização, acaba potencializando-os, na medida em que já se mostra constituído por eles. E é exatamente essa constituição que se pretendeu trazer à tona. O arcabouço teórico-metodológico desta pesquisa se baseia em pressupostos da linha francesa da Análise do Discurso que visa a proceder à análise da materialidade lingüística a partir das condições de produção. A análise permitiu concluir que o material didático aponta para a existência de duas formações discursivas que se imbricam e se mesclam: uma que confere à globalização uma imagem positiva e outra que percebe os seus engodos. Perpassado por um discurso pedagógico moralizante que acredita defender certos valores contrários à globalização, numa tentativa de promover uma reflexão crítica a respeito de seu discurso, tal material didático acaba, ainda que inconscientemente, fazendo emergir sentidos que já estão, de antemão, enquadrados no processo de globalização, reproduzindo-o e legitimando-o de maneira muito mais eficaz do que se tivesse a intenção de expor e defender as ideologias subjacentes.