LUCIANA CLAUDIA LEITE FLOSI
Orientador(a): Maria Irma Hadler Coudry
Mestrado em Linguística - 2003
Nro. chamada: T/UNICAMP - F666r
Resumo: Os dados produzidos por sujeitos afásicos durante uma avaliação linguisticamente orientada mostram dificuldades linguístico-cognitivas, bem como manifestações da força criadora da linguagem. A abordagem discursiva dos estudos da linguagem na afasia se interessa por compreender as dificuldades apresentadas pelo sujeito em diversos contextos verbais e não verbais, e não por classificar os possíveis desvios de linguagem que podem ocorrer em contextos patológicos. Tais dados foram produzidos por MG e NF, durante avaliação e acompanhamento terapêutico cujo objetivo foi auxiliar essas pessoas afásicas, promovendo a utilização da linguagem em diversas situações discursivas e configurações contextual. Trata-se de uma Jargonofasia e de uma Anomia, respectivamente, de acordo com o paradigma clássico de estudos da afasia. O tema central desta pesquisa - e que justifica seu nome - é a relação dinâmica entre sistemas (gestualidade, desenho, percepção, memória) não verbais e verbais na afasia, condição cognitiva que ajuda na (re) elaboração das dificuldades afásicas. Em atividades e práticas discursivas que envolvem o uso da leitura e da escrita, a função reflexiva da linguagem favoreceu as relações entre esses sistemas simbólicos. O trabalho terapêutico (fonoaudiológico) desenvolvido nesta pesquisa foi baseado em princípios teórico-metodológicos linguisticamente informados e produziu efeitos favoráveis na recuperação dessas pessoas afásicas.