LEDA QUEIROZ DE PAULA
Orientador(a): Jonas de Araújo Romualdo
Mestrado em Linguística - 2003
Nro. chamada: T/UNICAMP - P281v
Resumo: Este trabalho trata da linguagem empresarial, aqui enfocada nos discursos veiculados na revista VOCÊ S.A . por indivíduos do mundo dos negócios, ocupando a posição-sujeito empresário, para outros indivíduos leitores dessa revista, ocupando a posição-sujeito trabalhador, numa relação de interpelação. Observamos que o sujeito-trabalhador é interpelado pelo sujeito da linguagem empresarial como sujeito de direito, aquele que é responsável por seus atos, através de processos discursivos tais como a nomeação, que criará um estereótipo para o trabalhador. O funcionamento discursivo da estereotipia contribuirá para uma dupla sujeição: a do sujeito-trabalhador e a da realidade, compreendida como apropriação/representação do real. O funcionamento dos gêneros da auto-ajuda e da espiritualidade também co-operarão na interpelação do sujeito-trabalhador, levando-o, enquanto interlocutor, a significar a realidade da mesma maneira que seu locutor. Estudamos que sentidos ressaltam, sobrepõem-se ou ficam silenciados nesse processo de interpelação, envolvendo as imagens de trabalho e de trabalhador, tomando por base o referencial teórico e metodológico da Análise do Discurso, para quem o "discurso é efeito de sentido entre [inter]locutores" (Pêcheux, [1969] 1990b).