ADRIANA STELLA CARDOSO LESSA DE OLIVEIRA
Orientador(a): Maria Cecilia Perroni
Mestrado em Linguística - 2003
Nro. chamada: T/UNICAMP - OL4a
Resumo: Com base na hipótese inatista de Aquisição da Linguagem e, em particular da vertente continuísta, neste trabalho busco estudar a aquisição da categoria funcional CP, mais especificamente, a aquisição dos constituintes-QU (constituintes interrogativos), partindo de fundamentos da Teoria de Princípios e Parâmetros (Chomsky, 1981) da Gramática Gerativa, em sua versão mais recente - o Programa Minimalista (Chomsky, 1995). A partir de dados longitudinais/observacionais, coletados em sessões de gravação semanais, de duas crianças baianas, na faixa etária entre os 18 e 28 meses, o presente estudo chega a resultados que revelam que o fenômeno de aquisição tardia do tipo QU in situ de interrogativas em português brasileiro, encontrado pelas pesquisas paulistas de Sikansi (1999) e Grolla (2000), não ocorre em dialetos do português brasileiro como o falado na Bahia, que apresenta um input, em termos de interrogativas-QU, diferente do paulista. Proponho, por conseguinte, que o papel de princípios de economia na aquisição da linguagem não é o de emprego inicial (pela criança) do tipo estruturalmente mais barato, mas o de utilização de processo de aquisição a mercê do input, a partir, possivelmente, de um mecanismo de aquisição da linguagem, baseado em freqüência de ocorrências e tempo de exposição aos dados do input. Proponho ainda que, dentre as hipóteses para o valor do parâmetro do movimento-QU em português brasileiro, a que mais se aproxima do novo quadro empírico de aquisição de interrogativas-QU nesta língua, ampliado pela presente pesquisa, é a que sugere que tal parâmetro, nesta língua, seria marcado como [+movimento-QU]. Entretanto, contrariamente ao que se supõe, não haveria opcionalidade, mas dois C0 matrizes interrogativos nulos (um com traço-QU forte e o outro com esse traço fraco), conforme propõem Hornstein, Nunes e Grohmann (2001).