FERNANDO VILLARRAGA ESLAVA
Orientador(a): Antonio Arnoni Prado
Doutorado em Teoria e História Literária - 2000
Nro. chamada: T/UNICAMP - V713n
Resumo: A partir da perspectiva teórica do pós-modernismo, procede-se à leitura critica de dois romances latino-americanos contemporâneos. Através da análise dos fatores que participam da composição estrutural e expressiva, procura-se, então, entender como ambos os textos assimilam a lógica de seus referentes, como fazem deles substância da própria representação fictícia e, finalmente, como se afastam dos modelos narrativos que a tradição moderna gerou. A tese fundamental que circula nas páginas do trabalho é a de que as duas obras não apresentam nenhum vínculo com a estética metafísica, pois o sentido da pelformance verbal e semiótica que nelas se realiza elimina toda conotação de busca essencial da verdade humana, de construção de universos utópicos ou materialização de vozes ignoradas. É esse o elo chave que as aproxima. Por isso, o sentido da interpretação é o de desvendar os jogos de linguagem que sustentam os respectivos projetos romanescos, para colocar em destaque os principais artifícios da escrita que alteram o estatuto literário e estético do gênero
Palavras-chave: Ficção latino-americana , Pos-modernismo