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Dissertações e Teses – Detalhe

Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp

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CLARICE LISPECTOR: MASCARA NUA

EDSON COSTA DUARTE

Orientador(a): Suzi Frankl Sperber

Mestrado em Teoria e História Literária - 1996

Nro. chamada: T/UNICAMP - D85c


Resumo: Fruto de uma intensa preocupação com a linguagem e com o processo de criação literária, a obra de Clarice Lispector ocupa um lugar privilegiado na literatura brasileira contemporânea. Clarice encaminha as reflexões estéticas ao longo de sua obra para a exposição dos paradoxos inerentes ao ato de escrever. Esta é a problemática central para entender Água Viva, A Hora da Estrela e Um Sopro de vida, onde a impossibilidade de resolução desses paradoxos são metaforizados pelo silêncio, pela página em branco, pelo vazio, pela ruína do próprio texto. O que encontraremos nesses livros é a diluição do tempo, da trama literária, o esfacelamento da obra literária. Em última instância, a exposição dos bastidores da criação literária ao leitor. O movimento que penso existir ao longo dessa fase da obra romanesca da escritora (1969-1977) é o caminho para um profundo entendimento da literatura como um fracasso que adquire um valor significativo, pois é fruto de uma busca. Daí advém o centramento das narrativas em questão na figura de um narrador, revelado máscara do próprio escritor. Assim, Clarice delinea pouco a pouco o entendimento da obra literária como extensão da própria vida, do fracasso da experiência humana


Palavras-chave: Literatura brasileira , Teoria literaria

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