Raíssa Silva Santana
Orientador(a): Ruth Elisabeth Vasconcellos Lopes
Doutorado em Linguística - 2025
Nro. chamada: TESE - Sa593e
Resumo: Esta tese investiga o processo de aquisição do paradigma sintático-semântico dos nominais nus no português brasileiro, com foco no nominal singular nu. A análise, fundamentada em uma abordagem gerativista, se debruça sobre a interface entre sintaxe e semântica de construções com o nu, propondo que a aquisição do singular nu se dá em estágios, vinculada à aquisição do paradigma de Número. A pesquisa revisita a literatura sobre o tema, com ênfase nos trabalhos de Cyrino e Espinal (2013) e Cyrino e Espinal (2020), que discutem a sintaxe e a semântica dos nominais nus no PB. Os resultados apontam para um processo de aquisição que apesar de seguir um padrão gradual, passa por mudanças importantes ao longo dos intervalos etários observados no corpus estudado, confirmando a hipótese de que sua aquisição está atrelada ao domínio do paradigma de Número. A análise das produções de duas crianças (Luana e Marcos), com base em 95 transcrições de conversas espontâneas, revela que o uso do singular nu se intensifica ao longo do tempo, estando fortemente associado a contextos existenciais. As lacunas observadas nas primeiras produções são preenchidas conforme a idade das crianças avança. Este estudo contribui significativamente para a compreensão da aquisição de nominais nus no português brasileiro, esclarecendo seu papel no paradigma nominal no PB.
Palavras-chave: Aquisição da linguagem; Língua Portuguesa - Semântica; Lingua Portuguesa - Sintaxe; Lingua Portuguesa - Brasil; Singular nu; Nomes nus


