Adriana do Rocio Seratto
Orientador(a): Edwiges Maria Morato
Mestrado em Linguística - 2025
Nro. chamada: DISSERTAÇÃO DIGITAL - Se65
Resumo: À luz da Linguística Textual, mais especificamente das pesquisas desenvolvidas por Ingedore Koch e Luiz Antônio Marcuschi, o presente estudo tem como objetivo evidenciar a relevância dos superlativos sintéticos e diminutivos na referenciação, destacando a inter-relação entre os níveis textual e morfológico, bem como a progressão textual no texto de Elena Ferrante, tendo como corpus o volume 1 da chamada Tetralogia Napolitana. O objetivo principal do estudo foi verificar qual seria a função textual de superlativos e diminutivos na construção do referente em A amiga genial de Elena Ferrante; como objetivo secundário, procuramos observar se esses marcadores teriam impacto na progressão textual e, se sim, verificar como isso ocorre. Quanto ao cumprimento dos objetivos, a pesquisa foi qualitativa e descritiva, tendo sido realizado um levantamento de dados, a fim de organizá-los, descrevê-los e analisá-los. Quanto aos procedimentos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, a fim de aprofundar a base teórica a respeito do tema abordado. O problema teórico da dissertação foi abordado de forma qualitativa e quantitativa, pois os dados foram mensurados e interpretados. Para isso, selecionamos os superlativos sintéticos e diminutivos no texto de A amiga genial, por meio de ebook. Em seguida, geramos uma tabela na qual foram inseridas as ocorrências dessas duas classes a fim de identificar o papel desses marcadores na referenciação textual. Por fim, textualizamos a análise demonstrando que, de fato, superlativos sintéticos e diminutivos têm participação importante enquanto expressões referenciais e na progressão textual no corpus analisado. Demonstramos, ainda, que esses recursos textuais contribuem para o estilo literário, realçando os aspectos estilísticos da autora.
Palavras-chave: Linguística textual; Referenciação; Progressão textual; Literatura; Ferrante, Elena, 1943-


