Rafael Oliveira de Almeida
Orientador(a): Rafael de Almeida Evangelista
Co-orientador(a): Simone Pallone de Figueiredo
Mestrado em Divulgação Científica e Cultural - 2024
Nro. chamada: DISSERTAÇÃO - AL64
Resumo: O presente estudo aborda o recente fenômeno da desinformação e o ensino de educação midiática e informacional (EMI) para formar sujeitos que sejam capazes de lidar com ele e até mesmo combatê-lo. Utiliza-se como fundamento teórico para esta pesquisa a cibernética, uma ramo interdisciplinar sobre sistemas, controle e organização, e que busca ver o mundo de um ponto de vista informacional. A partir do pressuposto de que a desinformação é um fenômeno complexo e subjetivo, não redutível somente às mensagens e conteúdos de mídia, aventa-se a hipótese de que a educação midiática e informacional busca formar sujeitos cibernéticos preparados para responder à desinformação apenas em uma lógica maquínica de sistemas. Como método de investigação, realiza-se aqui uma análise crítica das práticas promovidas por iniciativas de educação midiática e informacional (IEMI). As instituições escolhidas são o programa EducaMídia, a associação National Association for Media Literacy Education (NAMLE) e o conjunto de iniciativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A análise se divide entre cinco tópicos temáticos que discutem: 1. as práticas de análise da desinformação como cálculos algorítmicos; 2. o pensamento crítico na educação midiática e informacional; 3. o ensino da checagem de fatos; 4. a aquisição de habilidades e competências como formação utilitária, e; 5. o controle no ambiente de ensino da educação midiática e informacional. Ao final, são destacados os aspectos que configuram essas práticas como modelos cibernéticos e discute-se sua problemática como solução para enfrentar a desinformação.
Palavras-chave: Educação midiática, Desinformação, Fake news, Redes sociais