Mayra Deltreggia Trinca
Orientador(a): Simone Pallone de Figueiredo
Mestrado em Divulgação Científica e Cultural - 2024
Nro. chamada: DISSERTAÇÃO - T736p
Resumo: Os podcasts jornalísticos e narrativos fazem parte da consolidação da mídia no Brasil a partir de 2018. Resultados da remediação do rádio, o sucesso dos podcasts pode ser explicado pela combinação de elementos tradicionais consolidados na era de ouro do rádio com a adaptação para o meio digital, sabendo atender às demandas da audiência. O crescimento coincide com um momento de redescoberta de histórias e o aumento do interesse pela informação contextualizada e aprofundada. Os podcasts se apropriam de técnicas do Jornalismo Literário para apresentar histórias com pontos de vista diferentes, capazes de engajar os ouvintes. Entretanto, o interesse prévio por ciência, incluindo formação e atuação em áreas científicas, tem sido um fator limitante da audiência de podcasts de ciência. Este trabalho buscou determinar se o uso de narrativas seria capaz de quebrar essa barreira. Para isso, a pesquisa foi dividida em duas etapas: Primeiro, foi aplicado um questionário online para ouvintes de seis podcasts narrativos de ciência brasileiros: 37 Graus, Vinte Mil Léguas, A Terra é Redonda (mesmo), Ciência Suja, Habitat e Tempo Quente. Segundo, foram realizadas entrevistas com produtoras para entender melhor os processos criativos e de desenvolvimentos dos podcasts. Três hipóteses foram testadas e respondidas: (1) o público dos podcasts narrativos apresenta áreas de formação acadêmica mais diversas do que podcasts não-narrativos de ciência, mas ainda mantêm altos níveis de escolaridade; (2) o principal motivo de escuta é a busca por informações de forma personalizada, mas o entretenimento com os episódios fica implícito nas escolhas e avaliações das ouvintes; (3) a escuta rotineira é capaz de aumentar o interesse por ciência. Conclui-se que ainda há espaço para o crescimento do gênero, explorando outros formatos e intensificando as técnicas narrativas, e que mais pesquisas são importantes para acompanhar as relações com a audiência e os impactos dos podcasts na consolidação do interesse do público.
Palavras-chave: Podcasts; Narrativas; Divulgação científica; Radiouvintes