Sílvia Cipriano
Orientador(a): Paulo Cesar da Silva Teles
Co-orientador(a): Marciel Aparecido Consani
Mestrado em Divulgação Científica e Cultural - 2024
Nro. chamada: DISSERTAÇÃO - C495c
Resumo: Esta dissertação apresenta uma reflexão sobre os pontos de intersecções entre as áreas de intervenção: Arte-educação; Educomunicação e Divulgação Científica e Cultural. Tendo como ponto de partida a experiência XXXV Vertov´s e uma câmera à mão, que marcou a 4o edição do Projeto de Vivência Audiovisual: PROVA. Trata-se de uma proposta educacional baseada em oficinas, desenvolvidas pelo Grupo Ggnoski, na região metropolitana de Campinas (SP). O presente estudo visa sistematizar o conhecimento que emergiu da experiência prática e à luz da epistemologia compreender como a partilha de conhecimento gerou apropriação dos mesmos, ampliação da criticidade, consciência do empoderamento e, em alguns casos, emancipação. A questão central que nos guiou nesse percurso consistiu em discernir o quanto a divulgação científica e cultural viabiliza a ampliação do olhar crítico, de forma a contribuir com a construção de uma identidade pessoal e social dos participantes, vindo a potencializar processos emancipatórios, à luz da Educomunicação em interface com a abordagem triangular desenvolvida pela arte-educadora Ana Mae Barbosa (2010).
Palavras-chave: Divulgação científica; Cultura; Audiovisual; Educação e comunicação; Arte