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Dissertações e Teses – Detalhe

Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp

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Edtechs no Brasil : uma perspectiva sobre a automação e as transformações neoliberais no ensino superior privado

Quézia Salles Cabral Viana

Orientador(a): Marta Mourão Kanashiro

Mestrado em Divulgação Científica e Cultural - 2024

Nro. chamada: DISSERTAÇÃO - V654e


Resumo: Esta dissertação examina as transformações neoliberais no ensino superior privado brasileiro e sua relação com os processos de automação, especialmente no contexto das edtechs. A questão central que norteia esta pesquisa é: Qual é a transformação contemporânea que está ocorrendo na relação que se dá entre educação, tecnologia e mercado? A partir do estudo de caso da GoKursos e dos canais de comunicação mais ativos da plataforma, reunimos uma amostra representativa dos principais aspectos trabalhados ao longo do texto, que evidenciam um embate de forças nas construções discursivas relacionadas à disputa pelo conceito de educação. As demandas de consumidores, extraídas de denúncias registradas no site Reclame AQUI, também compõem o conjunto de elementos tensionados nesse conflito. Do ponto de vista teórico-metodológico, os procedimentos adotados para a pesquisa documental foram influenciados pelo trabalho de Michel Foucault (1987) e buscaram fazer emergir um jogo de forças, atravessamentos, tensões, táticas e estratégias que atuam no tempo presente e configuram uma disputa pelos rumos e sentidos, no caso, da educação. A fundamentação teórica também se baseou em conceitos de autores, como Pierre Dardot e Christian Laval (2016), Wendy Brown (2018) e Franco Berardi (2014), que abordam temas, como individualização concorrencial, racionalidade neoliberal e transição do modelo de comunicação conjuntivo para o conectivo. Esses conceitos são essenciais para compreender as transformações no campo educacional e a influência da automação nas instituições de ensino superior e nas edtechs, muitas delas concebidas por instituições pertencentes ao oligopólio educacional, que detém mais de 75% das matrículas do ensino superior no país. As edtechs, como startups que fornecem soluções educacionais, desempenham um papel fundamental na reconfiguração da dinâmica entre os atores envolvidos, sobretudo entre alunos e professores. Tais soluções, no entanto, reforçam modos de subjetivação neoliberal e ameaçam a manutenção de valores, entre eles a solidariedade, o lado político da empatia. Todavia, não há como desassociar o fato de que, nesse processo, os discursos focados no lifelong learning, atrelados ao crescimento da educação à distância, também ganham popularidade e ressignificam a noção de educação. Afinal, é evidente que o aprendizado ao longo da vida opera em função de demandas mercadológicas, contribuindo, em última instância, para a formação de um sujeito empreendedor, submetido a um regime pautado pela racionalidade neoliberal, que promove a concorrência e visa à desativação da cidadania (BROWN, 2018). A dissertação se encerra sugerindo que estamos vivenciando um processo de transformação social e epistemológica, marcado pela disputa por um novo paradigma educacional, no qual as concepções sobre a educação e também sobre o humano são ressignificadas.

Palavras-chave: Edtechs; Educação continuada; Neoliberalismo

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