Jane Maria Santos de Mesquita
Orientador(a): Rafael de Almeida Evangelista
Mestrado em Divulgação Científica e Cultural - 2024
Nro. chamada: DISSERTAÇÃO - M562m
Resumo: Para compreender o fenômeno do bolsonarismo no Brasil é essencial estudar o importante papel exercido pela atuação de criadores de conteúdo associados à direita nas redes sociais. Inspirada pelo trabalho de Lewis (2018), identifiquei uma rede de criadores de vídeos no YouTube cuja produção é representativa do conteúdo que impulsionou a ascensão da direita ao poder. Para analisar esse ecossistema, emprego o aparato teórico desenvolvido por Eric Wolf (1999) que possibilita investigar o entrelaçamento de ideias e poder na produção audiovisual desses sujeitos políticos. Essa abordagem marxista dá bastante relevância a forma como as relações de poder presentes nos contextos sociais influenciam os atos comunicativos, e por esta razão, examinei o contexto político- econômico, tecnológico e midiático no qual esta rede está inserida. No plano político, é descrito como a recessão econômica se articulou com uma crise de representatividade que minou a legitimidade das instituições e abriu espaço para uma direita militante organizada sobretudo nas redes sociais. Em seguida, é explicado como essas plataformas, em particular o YouTube, se baseiam na exploração de trabalho não remunerado. Estabeleço um diálogo entre vários autores sobre o conceito de trabalho enfatizando o aspecto central da alienação e assimetria de poder enquanto determinantes da exploração. A pesquisa expõe como a inteligência de máquina é utilizada para conduzir a ação dos usuários de forma a gerar mais insumos a partir de suas atividades. A popularidade dessas plataformas afeta negativamente o modelo de negócios do jornalismo legado gerando demissões em massa nas redações e essa crescente insegurança profissional impele jornalistas a adotarem uma postura empreendedora produzindo conteúdo nas redes sociais em busca de retorno incerto. A convergência desses fatores ajuda a explicar como os canais que pertencem a rede examinada aqui registraram um aumento explosivo de audiência. Por meio de uma análise quantitativa e qualitativa, aponto evidências que indicam que o conteúdo publicado nessa rede pode ter sido modulado em resposta aos incentivos econômicos proporcionados pela plataforma. Entretanto, é necessário também engajar com as ideias propagadas nos vídeos. Para tal, descrevo os códigos linguísticos empregados pelos criadores assim como os temas mais recorrentes, estabelecendo relações com formações ideológicas e projetos de poder presentes na direita brasileira e global.
Palavras-chave: YouTube; Algoritmos; Desinformação