Aline Maria Pacífico Manfrim
Orientador(a): Raquel Salek Fiad
Doutorado em Linguística Aplicada - 2013
Nro. chamada: T/UNICAMP - M313c
Resumo: Frente a um (auto) discurso de liberdade presente na Escola Municipal de Ensino Fundamental Amorim Lima, localizada na capital paulista, este trabalho tem como meta compreender, a partir das reflexões proporcionadas pelos Novos Estudos do Letramento, como este discurso é considerado nas ações que se centram nas práticas de leitura e escrita da língua materna. A partir de uma pesquisa qualitativa de teor interpretativista conforme as especificidades da investigação em Linguística Aplicada, um estudo de caso foi realizado para a geração dos registros necessários a esta verificação. A postura teórica adotada considerou as reflexões do Bakhtin e seu Círculo para auxiliar na compreensão das respostas que a escola oferece quando seleciona o material a ser desenvolvido pelos alunos no que se refere à Língua Portuguesa. Os resultados da pesquisa, a partir do agrupamento do material compilado na pesquisa de campo, mostram que o discurso da liberdade se efetiva em alguns momentos da escola, mas, no que se refere ao trato com a língua materna, ele se distancia pelo fato de as práticas de letramento estar vinculadas a um modelo autônomo de letramento. Por ser a primeira tese que propõe investigar a Amorim Lima a partir do ponto da Língua Materna, houve a necessidade, mesmo que se tenha realizado um trabalho de contextualização situada da escola, de fazer algumas generalizações. Entretanto, elas são necessárias para o próprio andamento das pesquisas cujo enfoque centralizará nas práticas de letramento desta escola por ser um ponto de partida a partir de um trabalho de campo.
Palavras-chave: Letramento. Praticas discursivas. Língua materna. Análise do discurso. Liberdade.