Skip links

Coleção “Brito Broca”

Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp

Início
Pesquisa
Serviços
Perguntas
Info

José Brito Broca, um dos maiores críticos literários e historiadores culturais no Brasil no século XX, nasceu em Guaratinguetá, Estado de São Paulo, em 6 de outubro de 1903 e morreu no Rio de Janeiro em 1961.

Em 1923, ingressou na Escola Normal e colaborava no Correio Popular de sua cidade natal. No ano seguinte, mudou-se para São Paulo, trabalhando em diversos jornais da cidade, nos quais começou a escrever suas primeiras crônicas literárias, sob o pseudônimo de Lauro Rosas e posteriormente Alceste. Durante sua permanência no Rio de Janeiro, nos idos de 37, começou a trabalhar no antigo DIP e simultaneamente tornou-se redator na Livraria José Olympio Editora e na sucursal d’A Gazeta.

Escreveu várias obras, destacando-se em 1956 com A Vida Literária no Brasil – 1900, pela qual recebeu 4 dos maiores prêmios literários do país: Prêmio Paula Brito, da Secretaria da Educação do Rio de Janeiro, Prêmio Sílvio Romero, da Academia Brasileira de Letras, Prêmio Fábio Prado, da Sociedade Paulista de Escritores e Prêmio Luísa Cláudio de Sousa, do Pen Club do Brasil.

 

Para informar-se sobre títulos e autores presentes nessa coleção, consulte a tabela alfabética abaixo ou a lista geral.

Para localizar o título na estante, procure um bibliotecário.

Letra:     

Endereço

R. Sérgio Buarque de Holanda, 571 Campinas – SP – Brasil CEP 13083-859

Contato

bibiel@unicamp.br
Tel: 19-3521-1510

Horário de atendimento

Segunda a sexta das 8:30h. às 22:30h.

Pular para o conteúdo