O I Simpósio sobre Ensino de Português para Falantes de Espanhol ocorreu em março de 2003, na Universidade do Arizona, nos Estados Unidos. Em março de 2006, na Universidade de Stanford, ocorreu a segunda edição. Ambos os encontros tiveram como objetivo principal promover a troca de idéias, de práticas metodológicas e de estudos sobre o ensino de português para falantes de espanhol, especificidade em crescente desenvolvimento na área de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras.

  O I Simpósio foi organizado por Ana Maria Carvalho (presidente, University of Arizona), Lyris Wiedemann (University of Stanford) e Antonio Simões (University of Kansas). Com sete mesas-redondas e 21 comunicações, o evento proporcionou oportunidades para debates na área de ensino de português como língua estrangeira para hispanofalantes (presente, passado e futuro), ensino e aprendizagem da fonologia, morfologia e sintaxe da língua portuguesa, avaliação e aspectos sociolingüísticos. Participaram como moderadores dos debates, além dos organizadores do evento, John Jensen (Florida International University), Orlando Kelm (University of Texas, Austin), Dale Koike (University of Texas, Austin) e Carmen Tesser (University of Georgia and Middlebury College). José Carlos Paes de Almeida Filho (Universidade Estadual de Campinas) foi o palestrante convidado. Um dos resultados concretos do evento foi a publicação, em 2004, de um livro sobre ensino e aprendizagem de Português por Falantes de Espanhol (SIMÕES, Antônio R. M.; CARVALHO, A. M.; WIEDEMANN, L. Português para falantes de espanhol/Portuguese for Spanish Speakers. Campinas, SP, Brasil: Pontes, 2004), que reuniu artigos em inglês e em português apresentados no Simpósio e contribuições de outros pesquisadores importantes na área.

  O II Simpósio sobre Ensino de Português para Falantes de Espanhol foi organizado por Lyris Wiedemann (presidente), Ana Isabel Delgado e Nicole P. Barraza, todas da Universidade de Stanford. Com 9 mesas-redondas e 19 comunicações, o evento retomou alguns dos temas do primeiro evento (debates sobre o ensino de português como língua estrangeira para hispanofalantes, ensino e aprendizagem da fonologia, morfologia, léxico e sintaxe da língua portuguesa, avaliação), e acrescentou outros, tais como a perspectiva do aprendiz hispanofalante e abordagens de desenho de programas de ensino e práticas.

  Participaram como moderadores dos debates Ana Maria Carvalho (University of Arizona), Daniele Grannier (Universidade de Brasília), Marianne Akerberg (Universidade Autónoma de México); Dale A. Koike (University of Texas, Austin), John B. Jensen (Florida International University); Carmen Tesser (Middlebury College, University of Georgia); Maria Antonia Cowles (University of Pennsylvania), Ana Isabel Delgado (Stanford University) e Matilde Scaramucci (Universidade Estadual de Campinas/Unicamp). Elizabeth Bernhardt (Stanford University) e Milton M. Azevedo (University of California, Berkeley) foram os palestrantes convidados .

   O III Simpósio sobre Ensino de Português para Falantes de Espanhol está sendo organizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com a colaboração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal de São Carlos (UFScar). A Comissão Organizadora, que reúne pesquisadores dessas universidades e também das Universidades de Stanford e Arizona (Estados Unidos) e da Universidade de la República (Uruguai) tem a coordenação geral dos professores Matilde V. R. Scaramucci (presidente), Margarete Schlatter e Nelson Viana. O objetivo do encontro é dar continuidade aos debates na área de ensino e aprendizagem de português como língua estrangeira ou segunda língua e abrir novas oportunidades para a troca de idéias e construção conjunta de metodologias contemporâneas direcionadas a falantes de espanhol. Pelo fato de o evento estar sendo realizado no Brasil, esperamos contar com uma participação maior de pesquisadores e professores atuantes no Brasil e na América do Sul e, ao mesmo tempo, promover uma maior integração destes com aqueles que participaram dos dois primeiros eventos.