O I Simpósio sobre Ensino de Português para Falantes de Espanhol ocorreu
em março de 2003, na Universidade do Arizona, nos Estados Unidos. Em março
de 2006, na Universidade de Stanford, ocorreu a segunda edição. Ambos os
encontros tiveram como objetivo principal promover a troca de idéias, de
práticas metodológicas e de estudos sobre o ensino de português para
falantes de espanhol, especificidade em crescente desenvolvimento na área
de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras.
O I Simpósio foi organizado por Ana Maria Carvalho (presidente, University
of Arizona), Lyris Wiedemann (University of Stanford) e Antonio Simões
(University of Kansas). Com sete mesas-redondas e 21 comunicações, o
evento proporcionou oportunidades para debates na área de ensino de
português como língua estrangeira para hispanofalantes (presente, passado
e futuro), ensino e aprendizagem da fonologia, morfologia e sintaxe da
língua portuguesa, avaliação e aspectos sociolingüísticos. Participaram
como moderadores dos debates, além dos organizadores do evento, John
Jensen (Florida International University), Orlando Kelm (University of
Texas, Austin), Dale Koike (University of Texas, Austin) e Carmen Tesser
(University of Georgia and Middlebury College). José Carlos Paes de
Almeida Filho (Universidade Estadual de Campinas) foi o palestrante
convidado. Um dos resultados concretos do evento foi a publicação, em
2004, de um livro sobre ensino e aprendizagem de Português por Falantes de
Espanhol (SIMÕES, Antônio R. M.; CARVALHO, A. M.; WIEDEMANN, L. Português
para falantes de espanhol/Portuguese for Spanish Speakers. Campinas, SP,
Brasil: Pontes, 2004), que reuniu artigos em inglês e em português
apresentados no Simpósio e contribuições de outros pesquisadores
importantes na área.
O II Simpósio sobre Ensino de Português para Falantes de Espanhol foi
organizado por Lyris Wiedemann (presidente), Ana Isabel Delgado e Nicole
P. Barraza, todas da Universidade de Stanford. Com 9 mesas-redondas e 19
comunicações, o evento retomou alguns dos temas do primeiro evento
(debates sobre o ensino de português como língua estrangeira para
hispanofalantes, ensino e aprendizagem da fonologia, morfologia, léxico e
sintaxe da língua portuguesa, avaliação), e acrescentou outros, tais como
a perspectiva do aprendiz hispanofalante e abordagens de desenho de
programas de ensino e práticas.
Participaram como moderadores dos debates Ana Maria Carvalho (University
of Arizona), Daniele Grannier (Universidade de Brasília), Marianne
Akerberg (Universidade Autónoma de México); Dale A. Koike (University of
Texas, Austin), John B. Jensen (Florida International University); Carmen
Tesser (Middlebury College, University of Georgia); Maria Antonia Cowles
(University of Pennsylvania), Ana Isabel Delgado (Stanford University) e
Matilde Scaramucci (Universidade Estadual de Campinas/Unicamp). Elizabeth
Bernhardt (Stanford University) e Milton M. Azevedo (University of
California, Berkeley) foram os palestrantes convidados .
O III Simpósio sobre Ensino de Português para Falantes de Espanhol está
sendo organizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com a
colaboração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e
Universidade Federal de São Carlos (UFScar).
A Comissão Organizadora, que reúne pesquisadores dessas universidades e
também das Universidades de Stanford e Arizona (Estados Unidos) e da
Universidade de la República (Uruguai) tem a coordenação geral dos
professores Matilde V. R. Scaramucci (presidente), Margarete Schlatter e
Nelson Viana. O objetivo do encontro é dar continuidade aos debates na
área de ensino e aprendizagem de português como língua estrangeira ou
segunda língua e abrir novas oportunidades para a troca de idéias e
construção conjunta de metodologias contemporâneas direcionadas a falantes
de espanhol. Pelo fato de o evento estar sendo realizado no Brasil,
esperamos contar com uma participação maior de pesquisadores e professores
atuantes no Brasil e na América do Sul e, ao mesmo tempo, promover uma
maior integração destes com aqueles que participaram dos dois primeiros
eventos.
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