III Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade
I Simpósio Internacional Discurso, Identidade e Sociedade
DILEMAS E DESAFIOS NA CONTEMPORANEIDADE
  Campinas, SP – 14, 15 e 16 de fevereiro de 2012

Lançamento de livros

 

Identidades silenciadas e (in)visíveis: entre a inclusão e a exclusão

Organizadora: CORACINI, Maria José
Editora: Pontes 
Cidade: Campinas
Idioma: português
ISBN: 978-8571-133-43-3
Número de páginas: 354

Os textos que compõem este livro, mais que configurar os trabalhos de pesquisadores engajados, de uma proposta acadêmico-científica mais ampla, mostram ao público leitor que as pessoas refletem em seus discursos uma gramática da experiência que se coaduna com as representações sociais decorrentes dos contextos de situação vividos em um contexto de cultura. As representações compartilhadas governam o sentido da linguagem, o que nos permite identificar que somos capazes de projetar diferentes modos de pensamento e diferentes representações de acordo com o grupo social específico a que pertencemos. Em cada página, encontrará o leitor reflexões de analistas do discurso - docentes/pesquisadores/as - que fazem do seu trabalho uma bandeira de luta por uma sociedade mais justa. Afinal, o propósito maior de cada um de nós, que fazemos parte da REDLAD, é a divulgação de saberes que promovam o incentivo a práticas sociais transformadoras.


 

Nas malhas do discurso: memória, imaginário e subjetividade

Organizadoras: CORACINI, Maria José Coracini; GHIRALDELO, Claudete Moreno
Editora: Pontes 
Idioma: português
Cidade: Campinas
Ano de publicação: 2011
ISBN: 978-8571-133-45-7
Número de páginas: 386

Nossa expectativa é de que os capítulos organizados possam colaborar na formação e prática de professores de línguas materna e estrangeiras, assim como professores de outras disciplinas, no que diz respeito à compreensão - ou à problematização - do discuro como elo entre a memória e o imaginário e de como essas três ordens nos constituem a todos, sejamos professores ou alunos, ou apenas sujeitos contemporâneos. Faz-se necessário acrescentar que as abordagens teóricas predominantes vêm da análise de discurso, cujas bases epistemológicas estão calcadas em estudos de Michel Foucault e na psicanálise freudo-lacaniana; da desconstrução derrideana, de teorias sociais, que problematizam as subjetividades contemporâneas.


Da letra ao Píxel e do píxel à Letra: uma análise discursiva do e sobre o Virtual

Organizadoras: CORACINI, Maria José; UYENO; Elzira Yoko; MASCIA, Márcia A. Amador
Editora: Mercado de Letras
Idioma: português
Cidade: Campinas
Ano de publicação: 2011
ISBN: 978-85-7591-169-3
Número de páginas: 432

A temática que orientou esta obra gira em torno das chamadas novas tecnologias e do impacto que elas têm causado no cotidiano de cidadãos brasileiros, trazendo transformações inevitáveis para a constituição da subjetividade dos usuários, para o ensino e para a sociedade de modo geral. Embora se possa dizer que a temática não seja tão original assim – uma vez que proliferam livros e artigos em torno da escrita na internet; da linguagem usada na internet (o chamado internetês); do uso de computadores no ensino presencial e, sobretudo, no ensino a distância, em todas as disciplinas acadêmicas, desde o ensino fundamental até os cursos de pós-graduação - a forma de tratamento dado ao tema, a base teórica que fundamenta a análise dos diferentes corpora constituem aspectos inovadores.

Bilinguismos: Subjetivação e Identificações nas/pelas Línguas Maternas e Estrangeiras

Coleção: Novas Perspectivas em Linguística Aplicada (NPLA), volume 9.
Organizadoras: CAVALLARI, Juliana S.; UYENO, ElziraY.
Editora: Pontes
Idioma: português
Cidade: Campinas
Ano de publicação: 2011
ISBN: 978-85-7113-332-7
Número de páginas: 352
Prefácio: Maria José Coracini (UNICAMP)

É preciso que os professores de língua estrangeira pensem em como aprenderam a segunda língua (se é que isso, de fato, aconteceu) e percebam que aprender uma língua significa penetrar na discursividade dessa língua, significa deixar-se envolver pela língua-cultura do outro, deixar que seu corpo se envolva e que as mudanças atravessem a pele, a carne, os ossos para se transformar em pele, carne e sangue; não, para (re)negar a sua língua-cultura, não para menosprezar sua identidade, mas para poder valorizá-la, valorizando-se, para poder se olhar e se singularizar, para poder ver o outro como constituinte de seu ser, para poder perceber que o outro, o estrangeiro, aquele que nos perturba, incomoda porque nos coloca em confronto direto com o diferente, com o indesejável, 'habita em nós'." (Maria José Coracini)


Práticas avaliativas formais e informais e seus efeitos na constituição identitária do aluno

Coleção Linguagens
Autora: CAVALLARI, Juliana Santana
Editora: Appris
Idioma: português

Cidade: Curitiba
Ano de publicação: 2011
ISBN: 978-85-64561-25-0
 Número de páginas: 168

O objetivo precípuo do livro é analisar como o frequente discurso avaliador do sujeito-professor incide na constituição identitária do sujeito-aluno, considerando que é no e pelo olhar do outro (ou de outros) que o sujeito, que é falado, constrói sua própria imagem de identidade. Para tanto, fez-se necessário resgatar os fios que tecem o dizer do professor, atentando para a relação interdiscursiva que provoca efeitos de verdade nesse dizer. Do ponto de vista teórico, a presente pesquisa situa-se na interface entre a análise do discurso de linha francesa, a desconstrução e a psicanálise. O corpus de pesquisa foi coletado em uma escola particular de idiomas, em situações e contextos variados. A análise dos acontecimentos discursivos expôs a heterogeneidade constitutiva dos sujeitos e dos discursos, possibilitando uma maior compreensão da constituição identitária dos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa, em especial do sujeito-aluno, a partir de suas representações e identificações com o discurso do outro (professor).


O indígena de Mato Grosso do Sul: práticas identitárias e culturais

Autora: GUERRA, Vânia Maria L.
Editora: Pedro & João editores
Idioma: português
Cidade: São Carlos
Ano de publicação: 2010
ISBN: 978-85-7993-001-0
 Número de páginas: 140

A autora, com sensibilidade e conhecimento do analista de discurso, discute, neste livro, como a materialização de representações em discursos oficiais produz a identidade do indígena sulmatogrossense.  O trabalho apresentado parte de investigação corajosa e harmônica em um contexto complexo onde se entrecruzam discursos de diferentes áreas de conhecimento que se debruçam sobre as questões indígenas, e que, por sua vez, entrecruzam-se com o discurso oficial ora adotando-o ora a ele se contrapondo. Dentre essas áreas de conhecimento, destaca-se a linguagem pelo caráter constitutivo do conhecimento, pelo aspecto inter-relacional e mediador que a caracterizam e, no caso específico deste trabalho, por constituir-se como objeto de estudo e conhecimento, mais especificamente em sua manifestação como língua e em processos discursivos, na modalidade escrita, em textos oficiais (Claudete Cameschi de Souza).


Formas, espaços, tempos: reflexões linguísticas e literárias

Organizadores: GUERRA, Vânia Maria L.; NOLASCO, Edgar Cézar
Editora: da UFMS
Idioma: português
Cidade: Campo Grande
Ano de publicação: 2010
ISBN: 978-85-7613-294-3
 Número de páginas: 412
Prefácio: Maria José Coracini (UNICAMP)

Formas, Espaços, Tempos: reflexões linguísticas e literárias, obra de fôlego, organizada pelos professores Vânia Maria Lescano Guerra e Edgar Cézar Nolasco, que acabo, com grande honra, de prefaciar, reune, pois, vinte textos, de vários autores – comprometidos com aspectos sociais de grande relevância, para a região sul-mato-grossense e para todo o país –, em torno da identidade, da subjetividade, da linguística e da literatura, abordando, cada qual à sua maneira, o real do sujeito, o real da língua e o real do discurso, lugar sem lugar em que o sujeito, efeito entre significantes, se submete à linguagem, à fala, ao falo e à falha; se ao sujeito falta e, por isso, deseja, a língua e o discurso também falham, fazem furo, traço de incompletude, de não todo e de non-sense, que dá lugar ao equívoco, ao diferente, ao singular (Maria José Coracini).


Estudos de Linguagens: diversidade e ensino

Organizadores: GUERRA, Vânia Maria L.; ENEDINO, WAGNER, Corsino NOLASCO, Edgar Cézar
Editora: Pedro & João editores
Idioma: português
Cidade: São Carlos
Ano de publicação: 2012
ISBN: 978-85-7993-095-9
 Número de páginas: 290
Prefácio: Dercir Pedro de Oliveira (UFMS)            

A obra organizada por Guerra, Enedino e Nolasco, uma verdadeira peça de arquitetura, abre um espaço seguro para o entrelaçamento do regional com o universal.            Os “Estudos de Linguagens: Diversidade e Ensino” estão associados a um lugar de recolhimento, onde se encontram os estudiosos para manifestação de atividades sobre a linguagem. A obra, pode-se dizer, é um combate à endogenia. Autores nacionais e internacionais compõem a coletânea de textos sobre os mais variados temas sem perder de vista a sinuosidade da linguagem. O leitor compreenderá o literal, interpretará o conotativo e avaliará a quase impossível neutralidade da linguagem. Inegavelmente, esta obra consistirá, reafirmo, numa nova abertura para pesquisas futuras a serem realizadas por especialistas, estudantes de cursos de pós-graduação stricto sensu e pessoas voltadas para as ciências da linguagem. Cumprimento, efusivamente, os organizadores-autores que, com muita perspicácia, juntamente com os seus ilustres colaboradores, construíram uma obra muito sólida, para encarar os mistérios da língua, da cultura e da literatura (Dercir Pedro de Oliveira).


Língua Portuguesa em foco: ensino-aprendizagem, pesquisa e tradução

Autora: Lima-Hernandes, Maria Célia; Chulata, Katia de Abreu
Editora: Pensa Multimedia
Idioma: português
Cidade: Lecce
Ano de publicação: 2010
ISBN: 978-88-8232-773-6
 Número de páginas: 236

Este livro reúne contribuições de autores preocupados com a pesquisa em língua portuguesa e ligados a instituições universitárias de vários países. Está dividido em quatro seções: aspectos lexicais e morfológicos; aspectos sintáticos e pragmáticos; ensino-aprendizagem de língua materna e estrangeira; identidade e tarefa do tradutor. Publicado na Itália e distribuído no Brasil e em outros países, este volume é fruto do desejo das organizadoras de propiciar o diálogo entre pesquisadores de diversas áreas de estudo de língua portuguesa, seguindo e consolidando a experiência iniciada no I SIMELP, simpósio de estudos que tem promovido vários projetos de pesquisa.


Discurso e Contexto: uma abordagem sociocognitiva

Autor: van DIJK, Teun A.
Tradução: Rodolfo Ilari
Editora: Contexto
Idioma: português
Cidade: São Paulo
Ano de publicação: 2011
ISBN: 978-85-7244-693-8
 Número de páginas: 336

A noção de contexto é de importância crucial para explicar como o discurso se insere na sociedade. Porém, o contexto é muito frequentemente tratado como algo que serve de pano de fundo social ao discurso, mas muito pouco ou nada analisado em termos teóricos. Há milhares de livros, de muitas disciplinas, em cujos títulos aparece a palavra "contexto", mas quase todos usam-na informalmente, como "ambiente circunstante", "condições", "situação" ou "pano de fundo" de caráter social, político, geográfico ou econômico; quase nunca no sentido específico de "contexto do texto ou da conversa". Este livro, dando sequência a um trabalho de anos realizado pelo autor, apresenta precisamente uma teoria desse tipo. Obra voltada sobretudo aos leitores interessados em (Socio)linguística e Psicologia Cognitiva, mas também a todos os estudiosos das áreas de ciências humanas.


Memória e Identidade

Autor: CANDAU, Joël
Editora: Contexto
Idioma: português
Cidade: São Paulo
Ano de publicação: 2011
ISBN:  978-85-7244-647-1
Número de páginas: 224          

Memória e identidade estão indissoluvelmente ligadas. A memória, ao mesmo tempo em que nos modela, é também por nós modelada. Isso resume perfeitamente a dialética da memória e da identidade, que se conjugam, se nutrem mutuamente, se apoiam uma na outra para produzir uma trajetória de vida, uma história, um mito, uma narrativa. Em um domínio tão vasto e abundante que é o das pesquisas nessa área, é válido periodicamente estabelecer uma averiguação do estado da arte ou tentar um balanço dos últimos avanços teóricos. Nesta obra, o autor vai além de um simples balanço e faz um ensaio antropológico sobre o tema. O leitor tem, assim, em mãos um apanhado crítico das últimas tendências teóricas e conceituais de um tema complexo, mas fundamental para qualquer um que tenha algum interesse no campo das Ciências Humanas e Sociais.


Pragmática da violência: o Nordeste na mídia brasileira

Autor: Daniel do Nascimento e Silva
Editora: 7 Letras/Faperj
Ano de publicação: 2012
Cidade: Rio de Janeiro
ISBN:   978-85-7577-889-0   
Número de páginas: 166
Prefácio: Viviane Veras (Unicamp)
 Idioma: Português 

“Pragmática da violência: o Nordeste na mídia brasileira" discute os modos como a violência na linguagem fere os nordestinos e, simultaneamente, atribui a eles certa identidade. Trata-se de um estudo sobre a ambivalência dos atos de fala que ferem: a injúria, ao mesmo tempo em que machuca, oferece ao sujeito possibilidades de agência e de resposta crítica.


 

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14 de fevereiro de 2012
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Práticas Identitárias na Linguística Aplicada


Grupos de Pesquisa:
“Da Torre de Marfim à Torre de Babel”e “Vozes (In)fames: exclusão e resistência”
(registrados no Diretório do CNPq)