DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA FAPESP: VEÍCULOS E PRODUTOS

Autores

  • Leila Cristina Bonfietti Lima Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo Labjor/IEL

Resumo

Resumo No presente artigo será apresentada uma prévia do terceiro capítulo da dissertação de mestrado “Divulgação Científica em Assessorias de Comunicação: o caso da Fapesp”, em andamento pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor/ IEL). O trabalho aborda os produtos e veículos da Assessoria de Comunicação da Fapesp, assim como o início de suas atividades em divulgação científica. A divulgação do conhecimento científico para o público em geral e não apenas entre a comunidade científica, é vista cada vez mais como uma ferramenta de inclusão na sociedade; e as agências de fomento estão cada vez mais conscientes sobre a importância da divulgação da produção científica brasileira para a formação de uma cultura científica no país. A formação de jornalistas especializados na cobertura de C,T&I e a profissionalização das Assessorias de Comunicação têm sido fundamentais para a ampliação e a melhoria da qualidade da divulgação científica nos meios de comunicação brasileiros. Palavras chaves: Divulgação Científica, Assessoria de Comunicação, Fapesp, Agência Fapesp de Notícias

Biografia do Autor

Leila Cristina Bonfietti Lima, Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo Labjor/IEL

Bacharel em Comunicação Social: Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, (2006) e Mestranda em Divulgação Científica e Cultural pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Possui experiência em comunicação empresarial e institucional, jornalismo impresso e telejornalismo. Tem como objeto de pesquisa as assessorias de comunicação de instituições ligadas à pesquisa, especificamente a Gerência de Comunicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

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Publicado

2010-05-06