Instituto de Estudos da Linguagem - IEL
Busca no IEL:
Página inicial | Contato | Mapa do site | WEBMAIL | Serviços
Pós-graduação Institucional | Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Publicações | Extensão | Biblioteca | CEDAE | Informática | Departamentos
 
Informações gerais
Programas
Processo Seletivo
Disciplinas
Docentes
Estudante Especial
Estudante Estrangeiro
Pós-doutorado
Calendário Escolar
Catálogos
Sipex/Lattes-CNPq
Relatório de Atividades
Auxílio Financeiro
PED
Egressos
Teses/Dissertações
Exame de Qualificação
   Solicitação de exame
Declaração/Atestado
Recursos Financeiros
 
Divulgação Científica e Cultural - Programa

REGULAMENTO - Em tramitação

DESCRIÇÃO

O Mestrado em Divulgação Científica e Cultural (MDCC) tem como objetivo formar um profissional híbrido, que trabalhe com a idéia do sistema global de C&T e, ao mesmo tempo, que tenha uma formação cultural suficiente para produzir análises críticas e reflexivas dos objetos, sejam eles os avanços da C&T, os modos em que se dá a própria divulgação científica em nossa sociedade, ou os eventos artísticos e culturais da atualidade. O objetivo principal é capacitar pesquisadores e jornalistas que possam se dedicar ao estudo mais amplo da divulgação científica e cultural, a partir de diversos enfoques, buscando sempre a sua interconexão. Pretende-se formar um profissional com competência para discutir em profundidade a questão da divulgação científica e cultural em nosso país, e realizar pesquisas específicas na área, de modo a colaborar com uma reflexão crítica a respeito do modo como esta importante área do conhecimento vem sendo aplicada e pensada no Brasil.

AVALIAÇÃO E RECONHECIMENTO

O curso de Mestrado em Divulgação Científica e Cultural foi reconhecido pela Portaria MEC 612, de 22/06/07, tendo recebido conceito (4). No triênio 2007-2009 o curso recebeu o conceito (4).

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

Divulgação Científica e Cultural

LINHAS DE PESQUISA

1. Cultura Científica
Reúne estudos sobre os fenômenos contemporâneos ligados à cultura científica, propondo análises sobre a divulgação e o jornalismo científicos que contribuam para a compreensão, entendimento e explicação da dinâmica das relações entre ciências, tecnologias e sociedade. Abarca, deste modo, análises sobre a produção e circulação das ciências em revistas, jornais, museus, sites institucionais, blogs, feiras de ciências, bem como no ensino das ciências e na formação de professores. Objetiva mapear e analisar discursos, representações e significações e seus impactos culturais, sociais e políticos. Propõe, também, a produção e desenvolvimento de conteúdos jornalísticos e de divulgação das ciências, nos mais diversos veículos, não apenas como meios de comunicação, mas como espaços de experimentação da escrita, do pensamento e da formação dos profissionais da área.

2. Literatura, artes e comunicação
Esta linha de pesquisa reúne estudos sobre a produção cultural, literária e artística (cinema, vídeo, fotografia, música, teatro, artes visuais, artes performáticas etc). Propõe reflexões sobre a produção contemporânea da cultura, por meio da descrição e análise crítica de artefatos, identificação das linhas de força que tencionam os campos culturais atuais e do exercício da intervenção cultural. Envolve investigações sobre jornalismo cultural e literário nos mais diversos veículos da imprensa e da mídia (impressa, radiofônica, televisiva, eletrônica), bem como estudos sobre as potencialidades políticas de imagens, palavras e sons na comunicação. Volta-se, também, aos estudos das interações entre artes, ciências, tecnologias e comunicação.

3. Informação, comunicação, tecnologia e sociedade
Volta-se à produção de estudos que visam a compreensão crítica, analítica e reflexiva dos processos históricos de produção e consolidação das ciências e tecnologias na contemporaneidade, e da presença e utilização de novas tecnologias para comunicação, incluindo novas mídias, internet, produção, armazenamento e cruzamento de informação. Esta linha de pesquisa ainda inclui as pesquisas realizadas no núcleo para o desenvolvimento de um sistema informatizado (SAPO) de buscas, nas mídias eletrônicas, da ocorrência de registros dos temas de C&T e do estabelecimento das dimensões quantitativas e qualitativas dessas ocorrências, com vistas a constituir indicadores culturais de C&T e a analisar o seu papel na dinâmica da cultura científica no mundo contemporâneo.

4. Percepção Pública da Ciência e Tecnologia
Estudos de percepção pública de ciências e tecnologias, incluindo pesquisas de opinião, pesquisas qualitativas, presença de ciência e tecnologia na mídia, construção e análise de indicadores e projetos de pesquisas que evidenciem a percepção das ciências e das tecnologias pela sociedade. Propõe, a partir de estudos realizados, a formulação de estratégias de comunicação e de divulgação científica, tendo em vista possibilidades efetivas de democratização de conhecimentos, processos e produtos e de participação pública nos sistemas de C&T. Investe, deste modo, na avaliação crítica das políticas de C&T nacionais e internacionais.

REQUISITOS PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE MESTRE

Créditos

Cumprir o total de créditos conforme especificado na integralização.

Aptidão em Língua Estrangeira

Língua Inglesa.
A verificação da Capacitação em Língua Estrangeira será efetuada por uma Comissão de Qualificação nomeada a cada ano pela sub-CPG, durante o processo de seleção.

Exame de Qualificação

Os alunos aceitos para o Programa de Mestrado serão submetidos a um exame de qualificação (EQM). O Exame de Qualificação do Mestrado constará de um seminário e arguição oral sobre um tema a ser sugerido pelo orientador do aluno, com a aprovação da sub-CPG. O aluno aceito no programa de Mestrado, deverá prestar o EQM, pela primeira vez, no máximo durante o 3º semestre de seu ingresso.

Defesa da Dissertação

A Tese de Mestrado não será, necessariamente, baseada em investigação original. São as seguintes normas adotadas para a defesa de Tese, a qual somente poderá ser feita após o candidato ter satisfeito todos os requisitos anteriores:
1. O candidato deverá apresentar, em evento  público, o seu trabalho de Tese. Embora não seja parte da defesa, a apresentação pública será considerada seu pré-requisito.
2. O Orientador de Tese solicitará à Comissão de Pós-graduação a indicação da Comissão Julgadora da Tese, composta de 3 especialistas no assunto. O Orientador de Tese fará parte dessa Comissão.
A Banca será escolhida pela sub-CPG a partir de lista redundante de nomes fornecidos pelo orientador, sendo um dos membros, necessariamente, externo ao curso, em conformidade com as normas gerais dos cursos de Pós-Graduação da Unicamp .

MESTRADO EM DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURAL (81M)

Integralização

O curso de Mestrado em Divulgação Científica e Cultural deverá ser integralizado em um mínimo de 12 meses e um máximo de 36 meses. No caso de Bolsistas, os prazos máximos sofrerão redução de acordo com os compromissos assumidos junto às agências fomentadoras (Capes, CNPq, Fapesp).
Para obter o título de Mestre o aluno deverá cumprir 16 créditos em disciplinas e ser aprovado na defesa da dissertação.

Atividade Obrigatória

AA001  * 1 Dissertação de Mestrado

Disciplinas Eletivas

O aluno deve obter, no mínimo, 8 créditos dentre as disciplinas abaixo, escolhidas em comum acordo com o seu orientador.

JC001  60 4 Ciência, Tecnologia e Sociedade
JC002  60 4 Literatura, Cultura e Sociedade
JC003  60 4 Tópicos Atuais em Ciência e Cultura
JC020  60 4 Texto e Linguagem

O aluno deve obter, no mínimo, 8 créditos dentre as disciplinas abaixo, escolhidas em comum acordo com o seu orientador.

JC004  60 4 História da Ciência e da Tecnologia
JC005  60 4 Linguagem: Jornalismo, Ciência e Tecnologia
JC006  60 4 Sociologia da Ciência
JC007  60 4 Estudos Culturais das Ciências
JC008  60 4 Tópicos Atuais em Jornalismo Científico e Cultural
JC011  60 4 Oficina de Multimeios
JC012  60 4 Arte, Ciência e Tecnologia
JC013  60 4 Seminários de Orientação em Divulgação Científica e Cultural
JC050  60 4 Oficina de Jornalismo Científico e Cultural
JC101  60 4 Tópicos de Divulgação Científica e Cultural I
JC102  60 4 Tópicos de Divulgação Científica e Cultural II
JC103  60 4 Tópicos de Divulgação Científica e Cultural III
JC104  60 4 Tópicos de Divulgação Científica e Cultural IV
JC105  60 4 Tópicos de Divulgação Científica e Cultural V
JC106  60 4 Tópicos de Literatura Brasileira
JC107  60 4 Tópicos em Metodologia Científica
QQ---  60 4 Qualquer disciplina de Pós-Graduação oferecida pela Unicamp.

EMENTAS DAS DISCIPLINAS (arquivo PDF)

CORPO DOCENTE