DISCIPLINA | NOME | |||||
HL182-A | Tópicos em Psicolinguística | |||||
HORAS SEMANAIS |
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Teóricas | Práticas | Laboratório | Orientação | Distância | Estudo em Casa | Sala de Aula |
2 | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 2 |
Atividades Orientadas de Extensão | Atividades Práticas de Extensão | |||||
0 | 0 | |||||
No. semanas | Carga horária total | Créditos | Exame | Frequência | Aprovação | |
15 | 30 | 2 | N | 75 | N | |
Ementa: |
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Discussão sobre as relações entre mente e linguagem, abordadas à luz da literatura sobre um ou mais dos seguintes temas: estudos experimentais e/ou simulações computacionais da organização mental do conhecimento linguístico, filogênese da gramática, relações entre cognição, linguagem, ação e emoção. | ||||||
Objetivos: |
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Ao final do curso, o aluno deverá ser capaz de reconhecer o papel da ciência da linguagem dentro das ciências cognitivas e, também, a história e os principais temas dentro da Psicolinguística. Para tal, serão abordados temas como a relação mente/cérebro, o reconhecimento de outras mentes, fatores que levaram ao nascimento da Psicolinguística, Experimentação linguística nos níveis fonológico, lexical e sintático. | ||||||
Programa: |
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1. Reflexão sobre a autoconsciência e introdução ao problema mente/cérebro 2. Nascimento e história da Psicolinguística 3. Métodos Experimentais 4. Método Experimental e Meta Ciência aplicados à psicolinguística |
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Bibliografia: |
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-- HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS COGNITIVAS 1) WILSON, Robert A. & KEIL,Franck C. The MIT Encyclopedia of Cognitive Sciences (MITECS), MIT Press, 2001; (Capítulos 1 e 2) 2) PEREIRA, V. W.; ANDRADE, G. K.; COSTA, J. C.; PALUDO, T.; SARAIVA, J. R. (Org.). Compreensão e Processamento da Leitura: uma visão psicolinguística. 1a ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015; (Capítulo 1 - Histórico da Psicolinguística); --- disponível online em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/Ebooks/audio/cpl/ 3) SAMPAIO, TOM. Coerção Aspectual: Uma abordagem Linguística da Percepção do Tempo, Tese de Doutorado em Linguística, UFRJ, 2015 (Capítulo 1: A história comum de três ciências nem tão distantes assim); -- INTRODUÇÃO À EXPERIMENTAÇÃO EM LINGUÍSTICA 4) MAIA, Marcus (org.) Psicolinguística, Psicolinguísticas: Uma Introdução. Contexto, 208p. 2015; 5) FERNANDEZ, Eva. Fundamentals of Psycholinguistics, Wiley, 2010; 6) TRAXLER, Matthew; GERNBACHER, Morton A. Handbook of Psycholinguistics, (2nd Edition), Academic Press, 2006 -- MÉTODOS EXPERIMENTAIS E ANÁLISE ESTATÍSTICA: 7) CUNNINGHAM, Douglas W. & WALLRAVEN, Christian. Experimental Design: From user studies to Psychophysics, A K Peters/CRC Press, 2011 8) VOLPATO, Gilson, BARRETO, Rodrigo. Estatística sem Dor, Best Writing, Botucatu, 2011 A bibliografia em inglês será de apoio para o preparo das aulas, não sendo cobrada dos alunos. Textos alternativos serão indicados ao longo do semestre. |
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Critérios de Avaliação: |
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1) Listas de exercícios ao longo do curso (Peso 1). 2) Trabalho epistemológico ou experimental para ser desenvolvido ao longo do curso (Peso 2) 3) Exame Final (Peso 2) |
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Observações: |
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