Detalhes da disciplina

No. semanas Carga horária total Créditos Exame Frequência Aprovação
15 30 2 N 75 N

Ementa:
Discussão sobre as relações entre mente e linguagem, abordadas à luz da literatura sobre um ou mais dos seguintes temas: estudos experimentais e/ou simulações computacionais da organização mental do conhecimento linguístico, filogênese da gramática, relações entre cognição, linguagem, ação e emoção.

Objetivos:
Ao final do curso, o aluno deverá ser capaz de reconhecer o papel da ciência da linguagem dentro das ciências cognitivas e, também, a história e os principais temas dentro da Psicolinguística. Para tal, serão abordados temas como a relação mente/cérebro, o reconhecimento de outras mentes, fatores que levaram ao nascimento da Psicolinguística, Experimentação linguística nos níveis fonológico, lexical e sintático.

Programa:
1. Reflexão sobre a autoconsciência e introdução ao problema mente/cérebro
2. Nascimento e história da Psicolinguística
3. Métodos Experimentais
4. Método Experimental e Meta Ciência aplicados à psicolinguística

Bibliografia:
-- HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS COGNITIVAS
1) WILSON, Robert A. & KEIL,Franck C. The MIT Encyclopedia of Cognitive Sciences (MITECS), MIT Press, 2001; (Capítulos 1 e 2)
2) PEREIRA, V. W.; ANDRADE, G. K.; COSTA, J. C.; PALUDO, T.; SARAIVA, J. R. (Org.). Compreensão e Processamento da Leitura: uma visão psicolinguística. 1a ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015; (Capítulo 1 - Histórico da Psicolinguística);
--- disponível online em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/Ebooks/audio/cpl/
3) SAMPAIO, TOM. Coerção Aspectual: Uma abordagem Linguística da Percepção do Tempo, Tese de Doutorado em Linguística, UFRJ, 2015 (Capítulo 1: A história comum de três ciências nem tão distantes assim);

-- INTRODUÇÃO À EXPERIMENTAÇÃO EM LINGUÍSTICA
4) MAIA, Marcus (org.) Psicolinguística, Psicolinguísticas: Uma Introdução. Contexto, 208p. 2015;
5) FERNANDEZ, Eva. Fundamentals of Psycholinguistics, Wiley, 2010;
6) TRAXLER, Matthew; GERNBACHER, Morton A. Handbook of Psycholinguistics, (2nd Edition), Academic Press, 2006

-- MÉTODOS EXPERIMENTAIS E ANÁLISE ESTATÍSTICA:
7) CUNNINGHAM, Douglas W. & WALLRAVEN, Christian. Experimental Design: From user studies to Psychophysics, A K Peters/CRC Press, 2011
8) VOLPATO, Gilson, BARRETO, Rodrigo. Estatística sem Dor, Best Writing, Botucatu, 2011

A bibliografia em inglês será de apoio para o preparo das aulas, não sendo cobrada dos alunos. Textos alternativos serão indicados ao longo do semestre.

Critérios de Avaliação:
1) Listas de exercícios ao longo do curso (Peso 1).
2) Trabalho epistemológico ou experimental para ser desenvolvido ao longo do curso (Peso 2)
3) Exame Final (Peso 2)

Observações: