Programação UPA 202

Versão para impressão

 

 

 

IEL – INSTITUTO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM

Universidade de Portas Abertas - 2023

19/08/2023

 

Programação – 9h00 às 16h30 

 

 

APRESENTAÇÃO DOS CURSOS DE LETRAS,

LINGUÍSTICA E ESTUDOS LITERÁRIOS

 

Local: Anfiteatro – CL16

Horário: 11h

Descrição: Apresentação dos cursos de licenciatura em Letras (diurno e noturno), bacharelado em Linguística e bacharelado em Estudos Literários e período de conversa para responder as perguntas do público.

 

 

BIBLIOTECA IEL

 

· Visitas guiadas aos acervos e espaços de estudo.

Horários: 9h às 12h e das 13h e às 16:30h

Local: Hall de entrada da Biblioteca

Descrição: O objetivo é proporcionar aos visitantes uma oportunidade de conhecer e explorar as diferentes coleções e recursos disponíveis na biblioteca, bem como os serviços e produtos. A visita também visa estimular o interesse pela leitura, pela pesquisa e pela cultura, além de promover a interação e o diálogo entre os visitantes e os profissionais da biblioteca, valorizando e divulgando o patrimônio bibliográfico, de modo a contribuir para a sua preservação e difusão.

 

· Exposição permanente: “Nomeação da Biblioteca em homenagem ao Antonio Candido de Mello e Souza”

Horário: 9 às 16:30h

Local: Acervo de Referência/Biblioteca

Descrição: O objetivo é apresentar ao público um conjunto de documentos que representam o processo de criação do Instituto e da nomeação da Biblioteca; contém também o registro documental de concessão de título 'Doctor Honoris Causa" ao Prof. Dr. Antonio Candido, oferecendo assim aos visitantes uma experiência estética e histórica.

 

•“Livros premiados: exposição de obras premiadas escritas, traduzidas ou organizadas pelos docentes do IEL”

Horário: 9 às 16:30h

Local: Hall entre acervos Circulante e Referência

Descrição: Tem como objetivo reconhecer e divulgar a produção acadêmica e literária de qualidade realizada pelos docentes do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp. Visa também incentivar e valorizar a pesquisa, a criação e a difusão do conhecimento em suas diversas formas e expressões, bem como promover o intercâmbio e o diálogo entre os docentes, os estudantes e a comunidade. Além de demonstrar a excelência e a diversidade do trabalho desenvolvido pelo Instituto, contribuindo para a sua visibilidade.

 

· Jogo da organização temática do acervo: é a rinha das classificações! Valendo brinde!

Horários: 9h às 12h e 13h às 16:30h.

Local: Arcádia (jardim do instituto)

Descrição: A Gincana do Livro trata-se de um jogo de disputa entre duas pessoas. A disputa consiste na conclusão de 3 etapas em menor tempo, simulando a organização dos livros no acervo (identificação de assunto da obra, etiquetagem e guarda na localização correta). O objetivo é permitir o contato do visitante com a estrutura do acervo bem como com o conteúdo acadêmico através de uma atividade lúdica.

 

 

CEDAE – Centro de Documentação Cultural Alexandre Eulálio

 

CEDAE: Exposição "Na Semana Que Vem"

Local: Centro Cultural do IEL 

Descrição: A exposição foi concebida para comemorar os 100 anos da Semana de Arte Moderna de 22, e procura

refletir sobre sua história, formação e futuro, além de seus desdobramentos para o movimento modernista.

A documentação selecionada pretende proporcionar ao visitante uma imersão nas palavras e nas ideias que circulavam

entre os diários, as correspondências e as obras destes artistas. Neste recorte, a Semana de 1922 se apresenta de modo

diverso em sua intimidade documental e oportuniza a observação dos seus desdobramentos e impactos no último

século.

Horário: 9 às 16:30h.

 

Visitas Guiadas à Exposição "Na Semana Que Vem"

Local: Centro Cultural do IEL

Descrição: A atividade tem como objetivo proporcionar uma compreensão maior da Semana de Arte Moderna de 22, do movimento modernista e suas repercussões até os dias de hoje.

Pretendemos mostrar também, as potencialidades de pesquisa que o CEDAE proporciona ao pesquisador e o trabalho de preservação e acesso dos acervos desenvolvido pelo Centro.
Horário: Visitas Guiadas à exposição às 10h, 11h30m, 14h e 15h30.

 

 

 

 

ODISSEIA

Título: Estande fixo

Descrição: Tirar dúvidas sobre o funcionamento de uma Empresa Júnior da área da linguagem.

Horário: 09:00 às 16:30

Local: sala CL07

 

 

Título: Apresentação da Odisseia: O que é uma Empresa Júnior e qual a sua importância para os alunos da graduação e para o Instituto?

Descrição: Criada em 2015, a Odisseia — Consultoria Literária é uma das maiores empresas juniores na área de linguagens do Brasil. Fundada e gerida por alunos do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp, dos cursos de Letras, Linguística e Estudos Literários, tem como propósito ajudar aqueles que transmitem mensagens por meio da escrita.

Local: sala CL07

Horário: 10:00 às 11:00

 

 

Título: O mercado editorial no Brasil: Como a Odisseia ajuda a introduzir os alunos de graduação no mercado de trabalho

Descrição: Apresentar cases de sucesso de projetos de editoração já realizados pela Odisseia, explicando aos ouvintes como funciona o mercado editorial no Brasil e a como os serviços realizados pela Odisseia ajudam os alunos de graduação a colocar em prática os conteúdos aprendidos em sala de aula.

Horário: 14:00 às 15:00

Local: sala CL07

 

 

Título: Oficina interativa de Leitura Crítica

Descrição: Nessa atividade, iremos apresentar o que é a Leitura Crítica, um dos serviços realizados pela Odisseia. Além disso, os participantes irão ler, destacar pontos de atenção e sugerir melhorias em um texto escolhido pela Odisseia, aprendendo como comunicar essas sugestões para os autores.

Horário: 15:00 às 16:00

Local: sala CL07

 

 

 

 

 

 

Programação do curso de

Estudos Literários

 

 

PLANTÃO DE DÚVIDAS

Título: Apresentação do curso de Estudos Literários

Horário: 09h às 16:30h

Descrição: tirando dúvidas sobre o curso de Estudos Literários

Local: Sala de aula CL14

 

Título: Apresentação: a pesquisa em Literatura

Horário: 12 às 13h       

Local: Sala de aula CL14

Docente responsável: Profa. Dra. Lucia Granja

Descrição: Como se faz pesquisa em Literatura? Que transformações ela pode produzir? Comentários sobre a valorização da obra e da escritora Maria Firmina dos Reis; comentários sobre o “Conto alexandrino” de Machado de Assis e as diversas formas de interpretá-lo, de acordo com as correntes críticas e afiliações teóricas do pesquisador em Literatura.

 

Título: Apresentação da Editora-escola Asa da Palavra

Horário: 14 às 15h    

Local: Sala de aula CL14

Docente responsável: Profa. Dra. Lucia Granja

Descrição: atividades paralelas da Editora-escola Asa da Palavra

- Fotos com autores de livros publicados pela editora

- Site da editora e seus trabalhos. 

- Leitura de trechos dos livros do Enzo Carvalho e da Maria Laura Moraes

- Vídeo sobre o processo de produção editorial

- Apresentação do programa “Palavra de quem edita”

 

 

 

Programação do curso de

Letras

 

 

Título: PLANTÃO DE DÚVIDAS

Descrição: Apresentação e tira dúvidas sobre o curso de Letras

Horário: 9h00 às 16:30h

Local: Sala de aula CL13

Docentes responsáveis: Jacqueline P. Barbosa


Título: SALA DA SEGUNDA HABILITAÇÃO

Descrição: Trata-se de uma segunda habilitação oferecida a todos os alunos de Letras interessados, a partir do 5o. semestre para o curso diurno e do 7o. para o noturno. A habilitação conta com disciplinas focadas no Português como segunda língua, incluindo ensino e produção de material didático, além de oferecer disciplinas mais gerais como "Educação Bilíngue" e "Políticas Linguísticas".

Horário: 9h às 16:30h

Local: Sala de aula CL02

Docentes responsáveis: Ana Cecilia Cossi Bizon & Cláudia Hilsdorf


Título: SALA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Descrição:A residência pedagógica é um programa de iniciação à docência destinado a licenciandos que já cumpriram 50% do curso. Dele participam docentes das universidades, professores da educação básica e residentes (estudantes bolsistas e voluntários) de cursos de Licenciatura. Na UPA, residentes da RP explicarão as atividades desenvolvidas no projeto bem como sua importância na formação do professor de língua portuguesa.

Horário: 9h às 16:30h

Local: Sala de aula CL12

Docentes responsáveis: Profa. Dra. Jacqueline Peixoto Barbosa e Prof. Dr. Marcos Aparecido Lopes

 

 

 

Título: PIBID

Descrição: O PIBID é um programa de iniciação à docência que articula a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais. Seu objetivo é antecipar o vínculo entre as(os) futuras(os) professoras/es e as salas de aula da rede pública. Estudantes do curso de Letras Português podem concorrer em nossos editais para participar do PIBID como bolsistas a partir do primeiro ano do curso. Na UPA, a sala PIBID terá exposição, explicação e dinâmicas em torno das atividades que têm sido desenvolvidas por bolsistas nas três escolas participantes nesta edição do programa.

Horário: 9h às 16:30h

Local: Sala de aula CL12

Docente responsável: Simone Tiemi Hashiguti 

 

Programação PIBID e Residência Pedagógica

9h-9h30: Quizz PIBID e RP
9h30-10h30: Mostra de materiais e produções
10h30-11h30: Árvore de poesia

11h30-12h: Quizz PIBID e RP
12h-13h: Mostra de materiais e produções
13h-13h30: Quizz PIBID e RP
13h30-14h30: Serial killers na aula de LP
14h30-15h30: Mostra de materiais e produções
15h30-16h: Quizz PIBID e RP
16h-17h: Podcasters na escola

 

Título: LABLET Laboratório do curso de Letras

Local: laboratório de informática (piso superior)

Docente responsável: Jacqueline P. Barbosa

Descrição: O Lablet é um laboratório de curadoria e produção de recursos educacionais digitais voltados para o ensino-aprendizagem de língua Portuguesa. Na UPA, algumas das atividades produzidas pelos estudantes de letras estarão disponíveis para os visitantes, que também poderão experimentar a elaboração de uma atividade gamificada.

9h-9h30: Quizz Objetos de aprendizagem de Língua Portuguesa
9h30-10h30: Mostra de materiais e produções

10h30-11h30: Gamificando: produzindo atividades gamificadas no ensino de LP
11h30-12h: Quizz Objetos de aprendizagem de Língua Portuguesa
12h-13h: Mostra de materiais e produções
13h-14h: Gamificando: produzindo atividades gamificadas no ensino de LP

14h-14h30: Quizz Objetos de aprendizagem de Língua Portuguesa
14h30-15h30: Mostra de materiais e produções Gamificando: produzindo atividades gamificadas no ensino de LP
15h30 -15h: Gamificando: produzindo atividades gamificadas no ensino de LP

Título: CURSINHO ENTRENÓS

Descrição: O cursinho Entrenós: Linguagens e Humanidades é um projeto de extensão da UNICAMP, que recebe inscrições de alunes de ensino médio da rede pública de São Paulo que desejem aprofundar seus conhecimentos das disciplinas de linguagens (língua portuguesa e literatura) e humanidades (filosofia e sociologia). Organiza-se a partir de dois eixos: a leitura de livros da lista de obras da COMVEST 2024, cujas leituras orientam o trabalho com escrita, leitura, análise literária e sociohistórica sob uma perspectiva crítica, e o trabalho com fóruns de discussão, que discute questões controversas de relevância social.

Horário: 9h às 16:30h

Local: CL11

Docente responsável: Jacqueline P. Barbosa

Coordenador Pedagógico: Victor Schlude

 

 

Programação

9h-9h30: Quizz  sobre o Vestibular da Unicamp: Linguagens e humanidades
9h30-10h30: Ouvindo e conversando sobre Cartola
10h30-11h30: Lendo e discutindo Seminário dos ratos
11h30-12h: Quizz sobre o Vestibular da Unicamp: Linguagens e humanidades
12h-13h: Mostra de materiais e produções
13h-13h30: Quizz sobre Vestibular da Unicamp: Linguagens e humanidades
13h30-14h30: Redação para o vestibular: argumentação e repertório
14h30-15h30: A Carta de Achamento e literatura indígena

15h30-16:30h: Fórum de discussão e participação social

Título: MELP

Horário: 9h às 16:30h

Local: CL10

Docentes responsáveis: Márcia Rodrigues de Souza Mendonca

Descrição:  MELP - O grupo de pesquisa (Multi)Letramentos e Ensino de Língua Portuguesa (MELP) congrega pesquisas sobre o ensino de lìngua portuguesa numa perspectiva de multi e novos letramentos, compreendidos como como práticas sociais no que tange a práticas docentes, formação de profesores, materiais didáticos e organização curricular. Os objetivos do MELP são a) refletir sobre os modos como o ensino de língua portuguesa se concretiza em práticas de (multi)letramentos (e novos letramentos), considerando as tensões entre os desafios do cotidiano pedagógico e a potência emancipatória que tais práticas podem abrigar em termos de produção de sentidos na área de linguagens; b) analisar práticas docentes sob uma perspectiva etnográfica, buscando compreendê-las na interface com a formação docente, o currículo efetivado e o prescrito, os materiais didáticos e as TDIC envolvidas.

 

 

Programação: É sério que existe pesquisa sobre ensino de língua portuguesa? O que é? Como se faz? Vem descobrir com a gente!

DESA*FIOS da pesquisa: vem desenrolar esse fio!

 

Nossa produção (exposição de materiais ao longo de todo o dia)

9h-9h30 – Desenrole o fio: pesquisa sobre ensino de português

Caixa 1 – Quando o professor ensina gramática, o que ensina de verdade?

Caixa 2 – Como universitários aprendem a ler e a escrever textos acadêmicos?

9h30-10h – Fala, pesquisador! Ao vivo, em vídeo – Lucas Santos e Nayara Queiroz

10h-10h30 – Quizz: Ensino de Português: o que quer, o que pode?

10h30-11h - Desenrole o fio: pesquisa sobre ensino de português

Caixa 3 – Corretor de redação é uma profissão?

Caixa 4 – O que um professor de português precisa saber pra formar outros professores de português?

11h30-12h - Fala, pesquisador! Ao vivo, em vídeo – Daniel Santos, Rafael Mota

12h30-13h – Quizz: Professor de português: como trabalham? O que sabem? Onde vivem?

13h13h30 - Desenrole o fio: pesquisa sobre ensino de português

Caixa 5 – Entendendo o “projeto de texto” da redação no vestibular Unicamp

Caixa 6 – Como trabalham os corretores de redação?

14h-14h30 - Fala, pesquisador! Ao vivo, em vídeo Carla Catai e Mariana Porto

14h30-15h – Quizz: Ensinar a escrever bem é possível? Como se faz?

15h - Desenrole o fio: pesquisa sobre ensino de português

Caixa 7 – Como fica a área de português no Novo Ensino Médio nas escolas?

Caixa 8 – Como financiar um novo negócio? Fale 5 minutos! (este é o pitch elevator!)

15h-15h30 – Fala, pesquisador! Ao vivo, em vídeo Sirlei Baima e Ana Lúcia Golin

15h30- 16h30 – Quizz: Será que levo jeito pra pesquisar sobre ensino de português?

 

 

Título: NÓS-OUTROS: Linguagem, Memória e Direitos Humanos

Descrição:  NÓS-OUTROS: Linguagem, Memória e Direitos Humanos é um grupo de professores, pesquisadores e estudantes que têm interesse no estudo da linguagem nas dimensões das subjetividades, das identidades e práticas sociais e da política. O grupo atua no desenvolvimento de projetos e atividades de pesquisa, ensino e extensão, e algumas delas serão apresentadas aos visitantes da UPA

 

 

 

Título: E por falar em tradução

O grupo reúne professores e estudantes que desenvolvem pesquisas sobre teorias e práticas da tradução de áreas diversas: textos literários, legendagem, audiodescrição, adaptação, entre outros. Serão apresentados vídeos de algumas dessas pesquisas e livros traduzidos pelo grupo. Também serão feitas atividades interativas com os visitantes da UPA.   

Horário: 9h às 16:30h

Local: CL10

Docentes responsáveis: Érica Luciene Alves de Lima

 

 

Programação do curso de

Linguística

 

TÍTULO: PLANTÃO DE DÚVIDAS

Descrição: tirando dúvidas sobre o curso de Linguística

Horário: 9h00 às 16h30

Local: Sala de aula CL01

Docentes responsáveis:

Filomena Spatti Sândalo

Ana Cláudia Fernandes Ferreira

 

 

TÍTULO: O QUE SE ESTUDA NA ÁREA DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM?

Descrição: Uma visão geral da área, do fenômeno e de exemplos de pesquisas em Aquisição da Linguagem. Serão apresentadas informações sobre a área e sobre tipos de pesquisas possíveis. Usaremos vídeos, imagens e outros materiais.

Horário: 9h00 às 16h30

Local: Sala de aula CL03

Docente responsável:  Pablo Picasso Feliciano de Faria

 

 

TÍTULO: MULHERES EM DISCURSO

Descrição: O grupo de pesquisa Mulheres em Discurso (MulherDis) foi criado em 2013 por ocasião do projeto de

pesquisa “Mulheres em Discurso. Lugares de enunciação e processos de subjetivação”. O objetivo do grupo é analisar os dispositivos de enunciação, em suas diversas materialidades, que produzem historicamente a subjetividade, na contradição de filiações de sentidos e memórias discursivas a partir das quais se constroem as identificações, tanto de gênero, quanto outras historicamente entrelaçadas. Descrevem-se também práticas de resistência nas quais as identificações de gênero se imbricam a outras identificações contra-hegemônicas.

Atividades:  Será realizada uma apresentação breve ao vivo por integrantes do grupo sobre as pesquisas desenvolvidas, os resultados obtidos até o momento, as publicações e as mídias de divulgação. Será aberto um espaço

para perguntas dos participantes.

Mais informações sobre o grupo: 

https://www.iel.unicamp.br/br/content/mulheres-em-discurso

Facebook:  https://www.facebook.com/MulherDis/

Horário: 9h00 às 16h30

Local: Sala de aula CL04

Docente responsável:  Mónica Graciela Zoppi Fontana

 

 

TÍTULO: LÍNGUAS INDÍGENAS

TEMA: Pesquisas etnográficas e linguísticas em sociedades e línguas ameríndias

Descrição: Pesquisas etnográficas e linguísticas em sociedades e línguas ameríndias. Serão apresentados os projetos de pesquisas relacionados às sociedades e suas línguas originárias faladas no Brasil, que os professores e alunos da Área de Línguas Indígenas realizam no IEL/UNICAMP.  Essa apresentação estará acompanhada de uma pequena mostra de materiais etnográficos, fotos e documentários das culturas indígenas.

Horário: 9h00 às 16h30

Local: Sala de aula CL05

Docente responsável: Angel Humberto Corbera Mori

 

 

 

 

 

TÍTULO: FONOLOGIA E MORFOLOGIA

Descrição: Apresentação de projetos de pesquisa de alunos de graduação e pós nas áreas de fonologia e morfologia com mostras e explicações sobre experimentos em linguística.

Local: Sala de aula CL06

Docente responsável: Profa. Dra. Filomena Sândalo

 

 

TÍTULO: ESTUDOS CLÁSSICOS

Descrição:

- Latim que língua é essa? E Isso pra mim é grego

- Latim: língua morta?

- Interagindo com Grego e Latim

- Recepção: Teatro, poesia, música

- Apresentação das pesquisas em desenvolvimento

Horário: 9h00 às 16h30

Local: Sala de aula CL08

Docentes responsáveis: Patrícia Prata & Isabella Tardin Cardoso

Colaboradores: Alfredo Manoel de Rezende Silva & Michel Mendes

Local: Sala de aula CL08

Docentes responsáveis: Profa. Patrícia Prata e Profa. Dra. Isabella Tardin Cardoso

 

 

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859
Phone: +55 (19) 3521-1502

...