Rede sem fio

O IEL possui uma infraestrutura de rede sem fio que atende à todas dependencias do instituto, através da qual são propagadas 3 redes distintas:

  • EDUROAM
  • IEL
  • UNICAMP_VISITANTES

Rede EDUROAM

A rede EDUROAM é um serviço de mobilidade global desenvolvido para a comunidade de educação e pesquisa. Por meio do eduroam, estudantes, pesquisadores e equipe das instituições participantes obtêm acesso à Internet na rede sem fio de seu campus e também quando visitam as instituições parceiras no Brasil e no exterior, usando a mesma configuração em seu laptop, tablet ou smartphone.

A UNICAMP oferece uma ampla cobertura de sinal para a rede EDUROAM, ou seja, essa rede pode ser acessada de qualquer lugar dentro da UNICAMP.

A rede EDUROAM pode ser acessada por qualquer usuário que tenha uma conta no sistema LDAP do centro de computação, que é o caso de docentes, alunos e funcionários. No caso dos funcionários, essa conta é a do SISE, a mesma que é utilizada para logar, por exemplo,  nos sistemas de compras da DGA, enquanto para docentes e alunos, essa é a mesma conta que utiliza para acessar os sistemas online da página da DAC.

Para configurar seu dispositivo para acessar essa rede, consulte as instruções no site do CCUEC ou procure auxílio pessoalmente junto à recepção do setor de informática.

Visitantes oriundos de outras universidade conveniadas com a EDUROAM e que já tenham acesso à essa rede em sua localidade de origem, conseguirão acesso automático à rede sem fio da UNICAMP, sem que seja necessário qualquer configuração adicional em seus dispositivos.

Rede IEL

A rede IEL é de uso restrito à funcionários docentes e técnicos administrativos, pós-doc e pesquisadores do instituto. Para acessar essa rede é necessário uma conta de usuário no domínio do IEL. Para solicitar essa conta veja as informações da serviço de contas de usuários.

Em especial, essa rede permite acesso aos serviços e recursos computacionais internos ao instituto, como por exemplo os serviços de impressão e mapeamento de áreas pessoais, entre outros. A rede IEL também deve oferecer uma melhor velocidade de acesso, uma vez que o número de usuários é mais restrito que as demais.

Para configurar essa rede em seu dispositivo, consulte as instruções de configuração ou procure auxílio pessoalmente junto à recepção do setor de informática.

Rede UNICAMP-VISITANTES

A rede UNICAMP-VISITANTES foi implementada pelo centro de computação (CCUEC) para atender as necessidades de conexão de visitantes eventuais, como por exemplo, professores convidados para palestras, cobertura de conectividade para eventos, convidados que permanecerão por um curto tempo na UNICAMP, e qualquer outra necessidade temporária e eventual.

Há duas formas de se conectar à rede UNICAMP-VISITANTES: uma delas, a mais simples, é a pessoa utilizar uma conta pessoal do Facebook. A outra forma é um docente ou funcionário credenciar um usuário e uma senha de acesso para o visitante, utilizando sua própria conta do LDAP como autorizador. Consulte as instruções para as duas formas de configuração que estão disponíveis no site do centro de computação.

Para cobertura de conectividade de eventos, consulte as informações sobre esse serviço.

 

Contatos

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859
Telefone: 55-19-3521.1502

...