Lançada a plataforma de Ciência Aberta do IEL

É com satisfação que a direção do IEL anuncia que já está à disposição da comunidade, em especial dos docentes do IEL e suas equipes de pesquisa, a plataforma de conteúdo científico Ciência Aberta, que objetiva apoiar a colaboração interna e interinstitucional em pesquisa por parte de nosso corpo docente, facilitando a comunicação dos pesquisadores do IEL com diferentes públicos por meio da disponibilização de conteúdos individuais e coletivos online, assim como espaços de interação e contato acadêmico, de forma relativamente simples, rápida e segura.

Como já é do seu conhecimento, o projeto que resultou na platafoma Ciência Aberta contou com uma assessoria especializada em comunicação científica online, contratada para apoiar um grupo piloto de  docentes interessados na construção de seus sites científicos individuais ou coletivos, ao longo do ano de 2014. Os sites resultantes, alguns ainda em processo de elaboração pelas equipes responsáveis, outros já plenamente desenvolvidos,  podem ser acessados a partir  do link portfólios da página inicial da plataforma, ou digitando-se "http://cienciaaberta.iel.unicamp.br/<sobrenome do pesquisador ou nome do grupo>" diretamente no programa de navegação (por exemplo: "http://cienciaaberta.iel.unicamp.br/cardoso"  ou  "http://cienciaaberta.iel.unicamp.br/forma"),  desde que o pesquisador já disponha de uma área na plataforma e a mesma já esteja aberta ao público, é claro. A escolha dessa forma de endereçamento foi feita com vistas a maximizar as possibilidades dos sites serem indicados por motores de busca tais como Google ou Yahoo, assim como para facilitar o processo de criação da área a partir do email institucional do pesquisador, em boa parte dos casos.

Todos os docentes e líderes de grupos, centros ou equipes de pesquisa do IEL já podem requisitar a abertura de uma área para inserir conteúdos científicos de seu interesse, bastando para isso clicar no botão "participe" na página inicial do projeto, ou diretamente aqui. As instruções básicas para o início do processo, assim como explicações gerais sobre os objetivos e estratégias do projeto estão disponíveis na página de ajuda da plataforma, a qual será incrementada continuamente a partir das dúvidas e sugestões enviadas pelos usuários.

A plataforma conta com uma equipe gestora responsável pelas governanças técnica e de conteúdos, baseadas em um conjunto de termos uso e uma política de privacidade pensadas pela Equipe Gestora para maximizar o potencial colaborativo da plataforma ao mesmo tempo em que se garantem boas práticas institucionais e um alto grau de responsabilidade científica e legal por parte dos seus usuários.

Por se tratar de um sistema de gerenciamento de conteúdos semi-automatizado, a plataforma oferece um alto grau de autonomia operacional  (e administrativa) aos usuários com relação à formatação, estilização e inserção de conteúdos em suas áreas individuais e coletivas. Tal agilidade é alcançada, obviamente, mediante um moderado esforço inicial de familiarização com o painel de administração dos sites pertencentes a cada pesquisador. No caso de pessoas (membros das equipes de pesquisa ou o próprio docente) que usam ou já usaram blogs feitos em WordPresse ou sistemas de gerenciamento de conteúdo semelhantes, a adaptação ao ambiente administrativo do Ciência Aberta é praticamente instantânea.

A diretoria de informática do IEL está disponível para dar suporte aos usuários da plataforma pelo email  ca@iel.unicamp.br e pelo telefone (19) 3521-1530.  Assim como o restante da comunidade, contudo,  os profissionais de informática do IEL ainda estão se familiarizando com as peculiaridades técnicas (neste caso, as avançadas)  do sistema Word Press, um sistema sugerido pela assessoria contratada para o projeto justamente por facultar grande autonomia ao usuário, e por ser bastante conhecida de usuários de blogs pessoais.    Por isso, conta com sua compreensão para eventuais dificuldades em dar o retorno desejado de forma imediata, nesta fase inicial de implantação.

Tal como foi configurada para este momento, contudo, a plataforma traz modelos básicos de navegação e organização de conteúdos  propostos pela assessoria, os quais são oferecidos aos usuários automaticamente em seu primeiro acesso.  Nada impede, porém, que o usuário modifique a proposta básica, de acordo com suas necessidades pessoais e com seu grau de familiaridade com o sistema. Sugere-se, especialmente, que os usuários comuniquem-se entre si para compartilhar idéias e soluções encontradas em cada caso, estando tal comportamento, aliás, de acordo com a filosofia que orienta o projeto em si.

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.