Catálogo Disciplinas

JC001       Ciência, Tecnologia e Sociedade

T:45 E:15 L:0 S:0 C:4 P:3

Ementa: Esta disciplina apresenta conteúdo histórico/analítico, das sociedades ocidentais contemporâneas. Discute as relações entre ciência, tecnologia e desenvolvimento econômico e social, tanto nos países desenvolvidos como nos países em desenvolvimento. Analisa o debate atual sobre organização da pesquisa e as transformações em curso e seus impactos nos países em desenvolvimento.

JC002       Literatura, Cultura e Sociedade

T:45 E:15 L:0 S:0 C:4 P:3

Ementa: A disciplina abordará estudos da produção cultural e investigações sobre as interfaces entre jornalismo, literatura, antropologia, arte e filosofia para pensar as potencialidades da escrita e tensionar as oposições entre real-ficção, verdadeiro-falso, objetividade-subjetividade, pesquisa-escrita etc. Para isso, faremos uma reflexão sobre a produção contemporânea da cultura, por meio da prática da crítica e da descrição dos objetos, da identificação das linhas de força que tensionam os campos culturais do presente e do exercício da intervenção cultural. Exploraremos disjunções e contaminações entre ciências, artes, comunicações e filosofia para pensar a experimentação e o acontecimento da escrita, trabalhando com conceitos como montagem, encenação, testemunho, potência do falso e fabulação.

JC003       Tópicos Atuais em Ciência e Cultura

T:45 E:15 L:0 S:0 C:4 P:3

Ementa: Esta disciplina aborda as relações entre ciência e cultura, entendidas tanto no sentido estético como no sentido sociológico e antropológico do termo. É constituída por seminários e debates em que se pretende buscar subsídios para a discussão sobre a definição de cultura, sua evolução histórica e sobre a relevância do conceito na atualidade. Em um segundo momento, a partir dessas reflexões, a disciplina será dedicada ao debate e leitura de bibliografia sobre a cultura do digital, as novas e diferentes práticas, ideias e ideologias que surgem com a proliferação de máquinas que permitem a digitalização, transmissão instantânea e misturas de textos, sons e imagens tendo como suporte as redes de computadores.

JC004       História da Ciência e da Tecnologia

T:45 E:15 L:0 S:0 C:4 P:3

Ementa: Nesta disciplina serão abordados e problematizados os seguintes temas: a ciência moderna e suas origens metafísicas; as relações entre tecnociência e sociedade; os motores da história ¨C da máquina a vapor ao motor informático; as descobertas científicas e suas implicações políticas e econômicas; a ciência do século XX até os dias atuais ¨C os casos da física e das ciências biológicas; e a história das ciências no Brasil.

JC005       Linguagem: Jornalismo, Ciência e Tecnologia

T:45 E:15 L:0 S:0 C:4 P:3

Ementa: O objetivo do curso é compreender como um texto jornalístico-científico produz sentidos. Correlatamente, pela análise discursiva, visamos compreender como esses textos são lidos (interpretados) a partir do modo como estão constituídos. A compreensão da produção e do modo de interpretação desses textos supõe que saibamos analisá-los em sua materialidade e em seus mecanismos de funcionamento que resultam do fato de que, para significar, a língua tem de se inscrever na história. Assim, nosso objeto de estudo é o discurso, pois é no discurso que se pode observar a relação entre a linguagem e a exterioridade, a historicidade.

JC006       Sociologia da Ciência

T:45 E:15 L:0 S:0 C:4 P:3

Ementa: Esta disciplina busca aprofundar o pensamento sobre ciência e conhecimento a partir de referenciais teóricos das Ciências Sociais. Mais especificamente, o curso abordará algumas categorias básicas das Ciências sociais (como a própria noção durkheimiana de "social"), buscando compreender como os atuais Estudos Sociais de Ciência e Tecnologia (ESCT) tanto incorporam quanto criticam esses conceitos. O debate sobre a questão da ciência e do conhecimento é intrínseca às ciências sociais desde sua fundação, sendo assim fundamental ao pesquisador dos ESCT conhecer melhor esse referencial teórico. O curso abordará ainda algumas relações entre as diferentes Ciências Sociais (Sociologia, Ciência Política e Antropologia), pensando como cada uma participa dos debates no interior dos ESCT. A atual crítica à categoria do "social" e a busca de alternativas metodológicas para o estudo de ciência, tecnologia e inovação encerra o curso, contextualizando também a importância de um aprofundamento teórico das consequências dessa discussão para os futuros estudos sobre ciência e tecnologia.

JC007       Estudos Culturais das Ciências

T:45 E:15 L:0 S:0 C:4 P:3

Ementa: Na contemporaneidade, em meio a divergências, a eleição da cultura como foco para olhar as diferentes ideias e práticas sociais tem se mostrado muito produtiva para um conjunto de análises, incluindo aquelas relativas às ciências. Escolhendo referenciais que centram em teorias da representação cultural, neste curso, será realizado um processo de discussão das práticas científicas levadas a cabo em laboratórios de pesquisa a partir de textos, contatos com diferentes produções culturais que constroem discursos sobre ciências e que compõem diferentes materiais de divulgação científica. A procura é por traçar caminhos e conexões que desnaturalizem as compreensões a respeito do que é ciência. A ênfase recairá nas potencialidades dos estudos culturais das ciências em suas interfaces com o campo educacional.

JC008       Tópicos Atuais em Jornalismo Científico e Cultural

T:30 E:0 L:30 S:0 C:4 P:3

Ementa: Os desafios do Jornalismo Científico e Cultural serão tratados numa perspectiva histórico-crítica: visão política, econômica e social. A Comunicação Pública das Ciências e Culturas trabalhadas em relação com a responsabilidade social e as relações de poder entre cientistas, artistas e jornalistas. As ciências serão exploradas como atividades humanas e, portanto, produções culturais.

JC010       Filosofia da Ciência

T:60 E:0 L:0 S:0 C:4 P:3

Ementa: O curso abordará temas centrais na filosofia da ciência contemporânea, como a racionalidade da ciência e o realismo científico, tomando como eixo um estudo detalhado do conceito de explicação científica. Procurará conjugar, de forma original, alguns dos textos mais representativos dos debates atuais sobre esse conceito com obras de alguns dos cientistas e filósofos que contribuíram para o desenvolvimento da ciência e filosofia modernas, a partir do século XVII. Pretende-se, com essa abordagem, oferecer aos alunos tanto algumas ferramentas analíticas recentes como um lastro histórico capaz de fundamentar a avaliação do real valor epistêmico das teorias científicas.

JC012       Arte, Ciência e Tecnologia

T:60 E:0 L:0 S:0 C:4 P:3

Ementa: As confluências entre arte, ciência e tecnologia serão exploradas a partir da produção artística nacional e internacional, bem como as pesquisas que produzem formas de pensar tais confluências. O contato com os processos de criação artísticos e científicos visa permitir que os pós-graduandos adquiram maior intimidade com formas de abordagem, correntes de pensamento e posições teóricas distintas e/ou complementares no campo da divulgação científica e cultural.

JC013       Seminários de Orientação em Divulgação Científica e Cultural

T:60 E:0 L:0 S:0 C:4 P:3

Ementa: A disciplina será ministrada, prioritariamente, pelos professores orientadores dos mestrandos do curso de MDCC e será dedicada às análises de pesquisas desenvolvidas na área de divulgação científica e cultural, bem como discussões das pesquisas em andamento dos alunos matriculados.

JC020       Texto e Linguagem

T:45 E:15 L:0 S:0 C:4 P:3

Ementa: Esta disciplina discutirá, na sua primeira parte, como o texto foi tratado na história dos estudos sobre a linguagem. Na segunda parte tratará da questão do texto, do ponto de vista de disciplinas atuais, como a análise de discurso. Nesta parte serão incluídas as questões relativas às chamadas tipologias textuais e à questão do texto relativamente às linguagens não verbais. Na terceira parte serão analisados e produzidos textos de diversos tipos.

JC051       Fundamentos do Jornalismo Cultural

T:0 E:0 L:60 S:0 C:4 P:3

Ementa: Compreendendo o Jornalismo Cultural como prática de absorção e mediação de significados complexos e subliminares da cultura, diferenciada do conceito de jornalismo factual, o curso evidenciará como tal proposta foi sendo construída a partir de múltiplas denotações, até uma estética que se faz no contemporâneo. Nesse trajeto é imprescindível detectar ruídos que condicionam, muitas vezes, o Jornalismo Cultural a um exercício de conformação aos produtos da chamada indústria cultural. Em contraponto, faz-se necessário compreender a organização editorial da cultura como lugar de intervenção social, redefinidor de condutas e revelador anárquico de moralidades.

JC101       Tópicos de Divulgação Científica e Cultural I

T:45 E:15 L:0 S:0 C:4 P:3

Ementa: Em cada período haverá Ementa própria.

JC102       Tópicos de Divulgação Científica e Cultural II

T:45 E:15 L:0 S:0 C:4 P:3

Ementa: Em cada período haverá Ementa própria.

JC106       Tópicos de Literatura Brasileira

T:45 E:15 L:0 S:0 C:4 P:3

Ementa: Em cada período haverá Ementa própria.

JC108       Tópicos em Metodologia de Pesquisa

T:45 E:15 L:0 S:0 C:4 P:3

Ementa: Em cada período haverá Ementa própria.

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859
Telefone: 55-19-3521.1502

...