Normas para submissão de trabalhos

As submissões poderão ser feitas tanto na modalidade comunicações individuais como coordenadas.

*Comunicações individuais

Cada participante terá 20 minutos para apresentar seu trabalho e mais 10 minutos para discussão. Os trabalhos inscritos como comunicação individual (veja possibilidades listadas em “temas”) serão agrupados pelos organizadores do evento em sessões temáticas de no máximo 5 comunicações cada. No caso de trabalhos elaborados por mais de um autor, o resumo deverá ser submetido por apenas um deles. Veja como enviar trabalhos em “envio de trabalhos”.

*Comunicações coordenadas

Sessão de duas horas de comunicações em torno de um tema escolhido pelos participantes dentre as possibilidades listadas em “temas”. As comunicações coordenadas deverão contar com o mínimo de 3 e o máximo de 5 trabalhos. Caberá ao coordenador da sessão de comunicações coordenadas submeter um resumo geral de sua sessão, assim como os resumos das comunicações que a compõem. Cada participante da sessão de comunicações coordenadas (inclusive o coordenador) poderá ser primeiro autor em apenas um trabalho da sessão. Veja como enviar trabalhos em “envio de trabalhos”.

ATENÇÃO: Cada participante pode ser apresentador de, no máximo, 2 trabalhos no simpósio.
As comunicações poderão ser apresentadas no evento por até dois autores, desde que ambos efetuem a inscrição e o pagamento.

Envio de trabalhos

1) Clique nos links abaixo para fazer o download da ficha de submissão de trabalhos, de acordo com a modalidade: comunicações individuais ou comunicações coordenadas.

*Ficha 1: Comunicações individuais:
versão word

* Ficha 2: Sessão de comunicações coordenadas:
versão word

2) Preencha a ficha e envie um e-mail para sepferesumos@gmail.com, anexando a ficha preenchida e escrevendo em “assunto” a modalidade da comunicação.

Atenção:
- O resumo da sessão de comunicações coordenadas e das comunicações que a constituem deverá ser enviado apenas pelo coordenador

- Ao enviar seu(s) trabalho(s) para o e-mail sepferesumos@gmail.com, você estará submetendo seu(s) trabalho(s) à apreciação da comissão acadêmica do III Simpósio sobre Ensino de Português para Falantes de Espanhol. Os resultados da avaliação dos resumos serão divulgados, via e-mail, até 15 de maio de 2008. Sua inscrição, no entanto, só será efetivada após o preenchimento do formulário de inscrição e o envio do comprovante de pagamento (e comprovante de vínculo para alunos de graduação ou pós-graduação) – ver procedimentos de inscrição no link “inscrições” deste site.




Submissões de trabalhos até 15 de abril de 2008 *
Divulgação do resultado da avaliação dos resumos até 15 de maio de 2008

Atenção: Os participantes cujos trabalhos forem aceitos deverão se inscrever no simpósio, impreterivelmente, até 15/06/2008; caso contrário, não participarão do simpósio e seus trabalhos não serão incluídos nos anais. *O prazo de submissão de trabalhos foi prorrogado para 15 de abril



Os resumos deverão ser redigidos em português e elaborados da seguinte forma:

*Fonte: Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento simples entre linhas.
*Título do trabalho (centralizado, negrito e maiúsculas).
*Logo abaixo do título, deverá(ão) constar o(s) nome(s) completo do(s) autor(es), alinhado(s) à direita, seguido da instituição a que pertence(m) (em maiúsculas, entre parênteses). Entre o(s) nome(s) do(s) autor(es) e o início do texto, deverá haver uma linha em branco.
*O resumo deverá ter até 300 palavras (alinhamento justificado), sem adentramento de parágrafo.
*O resumo deverá conter as seguintes informações: objetivo(s) do trabalho, metodologia empregada, análise/discussão dos dados e resultados.



Serão bem-vindos todos os trabalhos que se relacionarem à temática principal do evento – Ensino de Português para Falantes de Espanhol, referentes, embora não limitados, às seguintes sub-áreas:
*Aprendizagem
Trajetórias, estratégias e resultados de aprendizagem de português por falantes de espanhol relativos a aspectos lingüísticos, culturais, sociais e/ou afetivos.
* Análise e elaboração de materiais didáticos
Análise, elaboração e avaliação de materiais didáticos para ensino de português por falantes de espanhol.
* Práticas de sala de aula
Pesquisas em sala de aula no ensino de português para falantes de espanhol, incluindo o desenvolvimento e resultados de práticas e atividades pedagógicas.
* Avaliação
Avaliação no contexto de ensino de português para falantes de espanhol, suas características e dificuldades.
*Formação de professores
Especificidade da formação de professores para o ensino de português para falantes de espanhol.
* Educação bilíngüe
Ensino de português para falantes de espanhol em contextos de educação bilíngüe.
* Políticas lingüísticas
Políticas lingüísticas relacionadas ao português como língua estrangeira/segunda língua e o impacto social de políticas governamentais e não governamentais para o ensino de português para falantes de espanhol.
* Descrição lingüística Português/Espanhol e ensino
Análises contrastivas entre aspectos lingüísticos das duas línguas, com implicações para o ensino de português para falantes de espanhol.
*Ensino a distância e uso de tecnologias no ensino
Materiais didáticos e/ou experiências de ensino de português para falantes de espanhol apoiados por tecnologias de informação e comunicação e/ou a distância.


*Inserção nos temas do evento
*Clareza de objetivo(s), metodologia, dados e resultados
*Relevância social e implicações para a área