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III Simpósio sobre Ensino de Português para Falantes de Espanhol
Data: 21 a 23 de julho de 2008
Instituto de Estudos da Linguagem
Universidade Estadual de Campinas

 

CHAMADA DE TRABALHOS

Convidamos os participantes do III Simpósio sobre Ensino de Português para Falantes de Espanhol, realizado na Unicamp entre 21 a 23 de julho de 2008, a submeterem artigos para a publicação do volume referente ao evento, a ser publicado pela Editora Pontes. Lembramos que não se trata de Anais, mas de uma coletânea, nos moldes dos dois volumes publicados anteriormente.    

Critérios para a seleção dos artigos

   Embora a participação no evento seja condição para a submissão, não é garantia de que o artigo será selecionado para publicação.  Os artigos deverão ser inéditos e escritos em português, e terão que se relacionar à temática do evento. Os tópicos serão os mesmos do Simpósio, a saber:

· Aprendizagem

Trajetórias, estratégias e resultados de aprendizagem de português por falantes de espanhol relativos a aspectos lingüísticos, culturais, sociais e/ou afetivos.

· Análise e elaboração de materiais didáticos

Análise, elaboração e avaliação de materiais didáticos para ensino de português por falantes de espanhol.

· Práticas de sala de aula

Pesquisas em sala de aula no ensino de português para falantes de espanhol, incluindo o desenvolvimento e resultados de práticas e atividades pedagógicas.

· Avaliação

Avaliação no contexto de ensino de português para falantes de espanhol, suas características e dificuldades.

· Formação de professores

Especificidade da formação de professores para o ensino de português para falantes de espanhol.

· Educação bilíngüe

Ensino de português para falantes de espanhol em contextos de educação bilíngüe.

· Políticas lingüísticas

Políticas lingüísticas relacionadas ao português como língua estrangeira/segunda língua e o impacto social de políticas governamentais e não governamentais para o ensino de português para falantes de espanhol.

· Descrição lingüística Português/Espanhol e ensino

Análises contrastivas entre aspectos lingüísticos das duas línguas, com implicações para o ensino de português para falantes de espanhol.

· Ensino a distância e uso de tecnologias no ensino

Materiais didáticos e/ou experiências de ensino de português para falantes de espanhol apoiados por tecnologias de informação e comunicação e/ou a distância. 

   Os artigos deverão refletir conhecimentos sólidos e abrangentes da área, incluindo contribuições para o avanço do conhecimento, originalidade da metodologia ou foco, apresentando organização e clareza. As submissões serão julgadas por uma comissão de pareceristas anônimos, que pode aceitar/recusar o artigo ou aceitá-lo condicionalmente, ficando a aceitação definitiva dependente das modificações do autor.  

Extensão e formato

Os artigos deverão ter entre entre 4,000 e 7,500 palavras, incluindo notas finais (não usar notas finais automáticas) e referências bibliográficas, conforme normas abaixo. Não traduzir as citações.

Submissão

Os artigos deverão ser enviados eletronicamente, acompanhados por uma mensagem que inclua os seguintes dados do autor: nome completo, instituição, email e telefone. Favor não enviar o arquivo sem a mensagem. O endereço para envio das submissões é sepfeinscricoes@gmail.com. Dúvidas deverão ser encaminhadas para Carla, no mesmo email.

Prazo para submissão

Os artigos deverão ser enviados até 15 de maio de 2009.

Normas para a formatação do texto:

Editor de texto: Word

Fonte: Times New Roman

Tamanho: 12

Espaço: simples

Figuras: se houver, fornecer o original

  Estruturação do texto:

· Título centralizado

· Autor (a) – à direita e o crédito indicado por asterisco em nota de rodapé

· Resumo do texto

· Introdução (numerada)

· Corpo do artigo com subtítulos em negrito (numerados)

· Considerações finais (numerado)

· Referências (modelos em anexo)

· Notas – em notas de rodapé  

Observações gerais

· Utilizar apenas itálico para dar realce a palavras, expressões etc. (não utilizar, caixa alta, negrito ou sublinha);

· Marcar com negrito títulos e subtítulos;

· Siglas devem, na primeira vez que aparecem no texto, serem grafadas por extenso (por ex.: Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS).

· Citações:  

 Curta – No corpo do parágrafo (entre três e quatro linhas) é transcrita entre aspas com o mesmo tipo e tamanho da fonte utilizada no texto (não use itálico).

 Longa – Inicia-se no recuo do parágrafo e termina na margem direita. Na citação deve-se utilizar um corpo menor de fonte e entrelinhamento simples. Deve-se deixar um espaço em branco entre a citação e os parágrafos anterior e posterior (não use aspas ou itálico) quando houver supressão colocar os três pontinhos entre colchetes [...].

 Sempre que houver uma citação deve haver referência a autoria entre parênteses, no corpo do texto, e a referência completa da obra deverá constar das referências no final do artigo.

 Ex: (Celani, 1992, p. 2) (Koch, 2001). Entre parênteses, apenas a primeira letra maiúscula no nome do autor, ano separado por vírgula, indicação da página, com p. espaço número da página.

· As alíneas, quando houver devem ser marcadas com letras minúsculas, fechadas por parênteses, no mesmo adentramento do parágrafo. (a), b), c) ....). Devem ser iniciadas com letra minúscula e encerradas com ponto e vírgula, com exceção da última que encerra com ponto.

· Os anexos de cada artigo serão encartados ao final de cada artigo, identificados por numeral arábico (Anexo 1, Anexo 2 ...). 

Modelo de referências bibliográficas

Livro:

      HALL, J. K. e EGGINGTON, W. G. (Org.) The sociopolitics of English language teaching. Clevedon: Multilingual Matters, 2000.

      BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira. Brasília: MEC/SEF, 1998. 

Revista:

    BARBISAN, L. B. Texto e contexto. Organon. Porto Alegre, n.23, p. 51-60, 1993.

Internet:

    FINATTO, M. J. B. et al. Da presença de expressões anunciadoras de paráfrases em manuais acadêmicos de química geral. 2004. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/textquim/>. Acesso em 30 jun. 2004. 


Matilde V. R. Scaramucci e Margarete Schlatter

Organizadoras da coletânea